ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Dia Nacional de Combate ao Fumo em Manaus terá orientação e concurso de desenho

28/08/2019 14:38:41


Palestras, orientação e um concurso de desenho e redação são algumas das atividades que serão realizadas durante o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quinta-feira (29/08), em Manaus. A ação é da Coordenação Estadual das Ações Nacionais de Atenção Oncológica no Amazonas, ligada à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). Será realizada das 8h às 11h30, no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), que fica na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na avenida Waldomiro Lustoza, n° 250, Japiim 2, zona sul de Manaus.

A data tem como objetivo reforçar a sensibilização e mobilizar a população para os danos causados pelo tabaco. Neste ano, o tema escolhido para a data é o uso do narguilé, para advertir a população sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo esse tipo de cachimbo que vem sendo difundido, erroneamente, como uma forma inofensiva de consumo de tabaco.


O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. Por utilizar água, as pessoas costumam achar que é inofensivo, o que não é verdade. Considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde por conta da grande exposição ao monóxido de carbono nas sessões, o narguilé é capaz de causar problemas para o sistema respiratório e cardiovascular. Além disso, pode provocar doenças bucais. 

Alerta - O tema deste ano foi escolhido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem como foco principal crianças e adolescentes.

“É uma programação bem ampla, toda definida com a Seduc. O tema principal do ano são os malefícios do narguilé. Vamos apresentar esse novo equipamento que a indústria tabageira criou para viciar o maior número possível de crianças e adolescentes. Isso está como uma febre, e a Fundação Cecon vai orientar dos riscos dessa arma que está sendo utilizada pela indústria tabageira”, afirma a coordenadora Estadual das Ações Nacionais de Atenção Oncológica e chefe do Departamento de Prevenção e Controle (DPCC) da FCecon, enfermeira Marília Muniz.

Atividades –  Entre as atividades do dia, serão lançados concursos lúdicos de desenho, redação e apresentação de grupos de teatro para alunos da rede estadual de ensino com o tema tabagismo.

O concurso, que vai ocorrer entre as escolas da rede estadual, se encerra no dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, quando os alunos serão premiados. A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas e a Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) também participam da ação e vão doar os prêmios aos vencedores.

O Dia – O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado no dia 29 de agosto, foi instituído pela Lei nº 7.488, de 11 de junho de 1986, para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população do Brasil para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Programação

8h – 8h30 – Mesa de abertura: autoridades presentes – apresentação do coral da Escola Estadual Solon de Lucena
8h30 – 8h50 – Palestra: Data pontual – Dia Nacional de Combate ao Fumo – palestrante: Marília Muniz Cavalcante de Oliveira, coordenadora Estadual das Ações Nacionais de Atenção Oncológica
8h50 – 9h10 – Palestra: Malefício do tabaco – palestrante: Djalma Pinheiro Coelho, médico do Ambulatório do Fumante – UBS Frei Valério Di Carlo
9h10 – 9h30 – Palestra: Ambulatório do Fumante Manaus – palestrante: Francinara Silva Lima, coordenadora municipal do Programa Nacional de Controle do Tabagismo
9h30 – 10h – Apresentação cultural
10h – 10h20 – Lançamento do concurso Dia Mundial de Combate ao Fumo para alunos da Seduc. Tema: Não deixe o tabaco tirar seu fôlego
10h20 – 10h40 – Interatividade entre participantes e palestrantes
11h30 - Encerramento

Foto: Banco Mundial/ONU