ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



HPS João Lúcio recebe apresentação artística do Balé Folclórico do Amazonas

30/08/2019 18:33:13

Na manhã desta sexta-feira (30/08), o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona leste, recebeu programação artística com a apresentação do Balé Folclórico do Amazonas da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Pacientes, acompanhantes, servidores e visitantes assistiram as apresentações da coreografia “Chegança”, que aconteceu no hall do hospital e do espetáculo completo “Cenas Amazônicas”, apresentada no auditório da unidade.

As manifestações fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e a Susam, para levar cultura e entretenimento para o ambiente do hospital, conforme declarou o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz.

“Uma das nossas diretrizes é garantir o acesso do cidadão à cultura. E vários estudos mostram que permitir o acesso a expressões artísticas, como a música, o teatro e a dança podem ajudar pacientes e familiares nos momentos difíceis de enfrentamento de doenças”.

De acordo com o diretor do João Lúcio, Silvio Romano Jr., a arte ajuda a amenizar a dor, acalma e contribui para diminuir o nível de ansiedade de todos os usuários da unidade.

“A arte é um importante aliado para aliviar as dores não só do corpo, mas da alma. Pacientes, acompanhantes e os próprios servidores recebem esse momento de descontração para aliviarem um pouco da tensão de estarem em um ambiente hospitalar”.

As intervenções artísticas da SEC seguem até dezembro com apresentações do Coral do Amazonas e do Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas. O encerramento será com um concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas (formação completa).

Neste sábado (31/08), às 10h, o Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas fará um concerto de 20 minutos no hall do hospital, com as obras “Eine Kleine” (I Movimento), de Wolfgang Amadeus Mozart; e “Cinco Miniaturas Brasileiras” (Choro e Baião), de Edmundo Villani-Cortês.

Confira a programação das próximas apresentações:

AGOSTO

Dia 31 - 10h – Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

 

SETEMBRO

Dia 09 - 10h - Balé Folclórico do Amazonas

Dia 29 - 10h - Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

 

OUTUBRO

Dia 16 - 10h - Coral do Amazonas

Dia 23 - 16h - Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas

Dia 27 - 10h - Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

 

NOVEMBRO

Dia 08 - 10h - Balé Folclórico do Amazonas

Dia 19 - 16h - Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas

Dia 24 - 10h - Quarteto da Orquestra de Câmara do Amazonas

 

DEZEMBRO

Dia 08 - 10h - Orquestra de Câmara do Amazonas (Orquestra completa)


FOTOS: MICHAEL DANTAS/SEC