ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Susam realiza 1º Encontro Interfederativo de Saúde Indígena

23/09/2019 16:24:10

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza, nesta terça (24) e quarta-feira (25/09), o 1º Encontro Interfederativo de Saúde Indígena, na Universidade Paulista (Unip), a partir das 8h30. O evento visa promover a integração entre municípios e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do Amazonas nas ações de saúde ofertadas aos povos indígenas, além de articular responsabilidades na Atenção Integral à Saúde da População Indígena no Estado do Amazonas.

 

A coordenadora estadual de Saúde Indígena, Priscila Siqueira, comenta que o evento é um marco inicial aos debates sobre a saúde dessa população. “O evento é voltado para profissionais atuantes em todo o estado que estão em contato direto com o cidadão indígena e fomenta a qualificação do cuidado à saúde que acessa os serviços de saúde na rede SUS”, afirma ela.

 

Durante o evento, também serão criados planos de ação e assinada a Pactuação de Gestão Interfederativa de Atenção Integral à Saúde dos Povos Indígenas do Estado do Amazonas. Essa pactuação deverá ser assinada pelos gestores dos níveis: municipal, estadual e federal.

 

Programação – Nos dois dias, o público participante discutirá a Atenção Integral à Saúde como direito dos Povos Indígenas; a análise situacional da saúde indígena no contexto urbano e rural;  o fluxo do paciente indígena isolado e de recente contato;  e a utilização dos sistemas de informação para esta população pautar o atendimento às mulheres indígenas, assim como temas relacionados à violência obstétrica e à saúde mental, em dinâmicas envolvendo palestras, mesas-redondas, debates e oficinas.


Foto: Reprodução/MS