ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Encontro sobre educação permanente em saúde reúne estados da região Norte, em Manaus

17/10/2019 18:48:33

O secretário de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, participou nesta quinta-feira (17/10) da Oficina de Monitoramento e Avaliação das Ações de Educação Permanente dos Estados da Região Norte. Sob a organização da Universidade Federal da Bahia, o evento trouxe as secretarias da Região Norte para compartilhar experiências na área. 

De acordo com Tobias, está previsto dentro da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) avaliações das ações implementadas nos Estados. No caso do Amazonas, o destaque foi para a recente implantação de uma coordenação estadual de educação permanente.

“A principal ação do Amazonas está sendo a implantação dos núcleos de educação permanente nas unidades do Estado, com o assessoramento necessário. A educação permanente não é só um ganho para o servidor, ela é principalmente um ganho para o usuário que passa a ter um funcionário cada vez mais capacitado nas unidades de saúde”, destacou o secretário.

De acordo com o chefe do Departamento Gestão de Recursos Humanos (DGRH), Gilberson Barbosa, no primeiro dia do encontro realizado nesta quinta-feira, os estados foram convidados a construir matrizes avaliativas sobre os avanços alcançados na região.

Nesta sexta-feira (18/10), o objetivo da reunião será traçar as possibilidades de institucionalização das práticas de avaliação e monitoramento.

“Aqui, a gente está podendo aprender um pouco de como é feito nesse estado (Bahia) de uma forma mais técnica, para melhorar essas ações nas unidades de saúde do Estado, objetivando a melhora na assistência a saúde prestada por servidores aos usuários do SUS”, disse Barbosa.

Na avaliação do chefe do DGRH, o encontro ainda é uma oportunidade de treinar e capacitar a equipe condutora das ações de educação permanente da Susam.


FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM