ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Ações de Humanização da Susam têm foco em trabalhadores, gestores e usuários

26/11/2019 13:10:20

O Núcleo de Humanização da Secretaria do Estado de Saúde (Susam) realiza, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11), dois eventos voltados para trabalhadores, gestores e usuários dos serviços de saúde. As ações têm como objetivo apresentar metodologias que estão sendo implementadas no Estado pela Política Nacional de Humanização (PNH) do Sistema único de Saúde (SUS), que consistem em acolhimento, saúde do trabalhador, mudanças no processo de trabalho, empatia e comunicação.

 

Na quinta-feira (28/11), a partir das 8h, no auditório do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam), localizado na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, será realizado o 4° Seminário Estadual de Humanização na Saúde, ocasião em que serão apresentadas seis experiências exitosas no contexto da humanização na saúde do Amazonas, com apresentação de cases do Hospital e Pronto-socorro (HPS) Dr. João Lúcio Machado, HPS 28 de Agosto, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Instituto da Mulher Dona Lindu e Maternidade Balbina Mestrinho.

 

Na sexta-feira (29/11), o HPS João Lúcio realiza uma atividade que visa reduzir os riscos de lesão por pressão, para profissionais e acompanhantes, em uma ação desenvolvida pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade. O objetivo é orientar os profissionais e acompanhantes para a importância da prevenção de úlcera por pressão,  uma lesão que se dá em proeminências ósseas, principalmente em pessoas acamadas, devido à falta de movimentação.

 

Ao longo do ano, a Susam realizou diversas atividades com foco na humanização dos serviços. Ainda neste mês, realizou oficina para trabalhadores, servidores e gestores com o objetivo de sensibilizar e capacitar os servidores para boas práticas no acolhimento. Em outubro, as maternidades do estado receberam destaque pela implementação de práticas que contribuem para a recuperação dos pacientes.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Seminário “O SUS que dá certo: Experiências exitosas no contexto da humanização na saúde”

Data/hora: Quinta-feira (28/11), das 9h30 às 12h30

Local: Auditório do Cetam, localizado na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro


Palestra “Segurança do Paciente: Lesão por Pressão”

Data/hora: Sexta-feira (29/11), a partir das 14h

Local: HPS João Lúcio, localizado na alameda Cosme Ferreira, São José