ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Profissionais de saúde indígena participam de oficina de atualização sobre diabetes

28/11/2019 11:06:18

Com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde que atendem à população indígena, foi realizado, nesta quinta-feira (28/11), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a Oficina de Avaliação Neuromotora dos Pés de Pessoas com Diabetes Mellitus. O evento é organizado pela Susam, em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI – Manaus), Coordenação Estadual de Hiperdia e a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Participaram da oficina, enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, fioterapeutas e assistentes sociais, da Atenção Primária de Saúde (APS) da capital e do interior, que atuam diretamente com saúde indígena. 

A qualificação visa preparar os profissionais na hora do acolhimento e priorizar a prevenção e atenção integral, identificando precocemente as neuropatias diabéticas, que causam formigamento, perda de sensibilidade, perda de força, perda de massa muscular e dor espontânea.

Para a coordenadora estadual de Saúde Indígena do Departamento  de Atenção Básica (DABE), Priscila Siqueira, o oficina é importante para que os profissionais possam orientar melhor a população. 

“É um curso ofertado para qualificar o atendimento dos profissionais que atuam em área Indígena dos 18 municípios de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus sobre a prevenção de complicações do pé diabético”

 

A oficina foi ministrada pela mestre em educação em diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes, Elissandra Sicsu, que abordou o tema Reflexos acerca da diabetes mellitus e suas complicações.   



Fotos: Divulgação/Susam