ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Eleição suplementar do Conselho Estadual de Saúde é realizada nesta quarta-feira (18/12)

18/12/2019 14:15:14

A primeira eleição suplementar para uma vaga no segmento de usuários do Conselho Estadual de Saúde (CES) está sendo realizada nesta quarta-feira (18/12), das 8h às 17h, no auditório Maria Eglandina Nunes Rondon, localizado na Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

 

As entidades inscritas e aptas para concorrer foram o Instituto Social Norte Brasil (ISNB) e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares). “A gente tem tentado mobilizar, porque só estão aptos dois candidatos que fazem parte do segmento usuário”, disse a presidente da Comissão Eleitoral, Suellen Couto.

 

A presidente da Comissão destaca que “todo e qualquer indivíduo que queira, pode votar”, uma vez que é utilizada a base de dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). “É a primeira  eleição suplementar do CES e a gente precisa completar essa paridade. A contagem de votos será hoje e vamos publicar o resultado amanhã (19/12)”, explicou.

 

A designer e fotógrafa Maria Auxiliadora Reis participou da votação e destacou a importância do pleito para que a entidade eleita represente as demandas para a melhoria da saúde. “Nós estamos contribuindo como cidadãos nesse processo de escolha do Conselho Estadual de Saúde para que a nossa representação possa valer”, ressaltou.

 

Segunda eleição suplementar – Na última quinta-feira (12/12), a Comissão Eleitoral ajustou o próximo edital de convocação da segunda eleição suplementar para as vagas remanescentes, que será realizada em janeiro de 2020.

 

Para a segunda eleição, as quatro vagas titulares a serem preenchidas serão para entidades estaduais de prestadores de serviço de saúde, aquelas que congreguem hospitais, estabelecimentos e serviços de saúde privados; entidades e/ou movimentos representativos de pessoas com deficiência; entidades religiosas; entidades prestadoras de serviços de saúde. Além de sete vagas suplentes.


Função – O CES-AM é um colegiado cuja finalidade é o estabelecimento, o acompanhamento, o controle e a avaliação da política estadual de saúde.

 

FOTOS: Divulgação