ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



Fundação Alfredo da Matta forma médicos especialistas

11/02/2020 16:35:56

A Fundação Alfredo da Matta realizará, na próxima sexta-feira (14/02), às 10h, no auditório Damião Litaiff, na sede da instituiçãoa solenidade de formatura dos médicos residentes Andrey Amorim de Lima, Elaine Dias Melo e Kamila Abtibol Alves.

O evento será realizado pela coordenação da Residência Médica da Fuam, programa que já formou, desde a sua criação, em 1986, 47 médicos especialistas em dermatologia.

Sobre a Residência Médica – O Programa de Residência Médica (PRM) no Amazonas é de responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerman). Sua criação foi baseada nas determinações estabelecidas nas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM 04 de 23/10/2007 sobre o Edital nº 02, de 27/08/2015 e tem a dermatologia como uma das áreas específicas acordadas.

A admissão ao programa se dá por meio de um processo seletivo destinado exclusivamente para médicos formados ou formandos em Medicina, ou seja, cursando o último semestre do curso e com conclusão com data prevista.

Referência - A Fundação Alfredo da Matta, uma das instituições credenciadas, tem como missão prestar assistência à população e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, como Centro de Referência nas áreas de Hanseníase, Dermatologia e Doenças Sexualmente Transmissíveis/ HIV, por isso, passou a ofertar a especialização em dermatologia, sua área de atuação.

O PRM em Dermatologia na Fuam foi criado no ano de 1986, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), conforme Lei nº 6.932/1981, Parecer nº 20/1987, aprovado em 02/12/1987.

Anualmente o Programa oferece até três vagas, com uma duração total de três anos (R1, R2 e R3). Todos os anos, a instituição acompanha a formação dos médicos residentes, coordenados e supervisionados pelo corpo docente do PRM da Fuam, que é constituído de 18 preceptores, médicos e colaboradores portadores de títulos de especialização, devidamente registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).