ACESSIBILIDADE

SUSAM

Secretaria de Estado de Saúde



CES-AM realiza primeira reunião deliberativa do ano, após eleições suplementares

18/02/2020 16:51:36

O Conselho Estadual de Saúde (CES-AM) realizou, nesta terça-feira (18/02), a primeira reunião deliberativa deste ano com os conselheiros, após duas eleições suplementares para as vagas remanescentes. A reunião aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), localizada no Centro de Manaus.

 

Os conselheiros votaram para eleger a composição das Comissões de Análise do Novo Regimento do CES-AM e de Planejamento, Orçamento e Finanças. Além disso, realizaram votação para a substituição da segunda secretária da mesa diretora, assumindo o cargo a conselheira Marcivânia Paiva.

 

Eleita como coordenadora da Comissão de Planejamento, Orçamento e Finanças, a enfermeira Suellen Couto destaca que é “a parte mais complexa” do colegiado.

 

“Temos que entender a parte de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), dos repasses de verbas para a Secretaria de Saúde (Susam), entender o planejamento estratégico, os instrumentos de planejamento. A Comissão tem por missão entender como tudo isso funciona para poder elaborar relatórios coerentes sobre essas questões financeiras e orçamentárias”, explicou a enfermeira.

 

Para coordenar a Comissão de Análise do Novo Regimento, foi eleito João Otacílio Libardoni com 12 votos, tendo como demais representantes Jamerson Nabarro do Nascimento, Marcos Correa e Maria de Guadalupe Peres.

 

Representando a gestão da Susam, estavam presentes o secretário executivo, João Paulo Marques, que presidiu a reunião, e a secretária executiva de Atenção Especializada da Capital da Susam, Dayana Mejia de Souza. Na ocasião, também tomaram posse os conselheiros eleitos no segundo pleito suplementar para as vagas remanescentes do mandato de 2019-2021.

 

Conselho – O CES-AM é um colegiado cuja finalidade é o estabelecimento, o acompanhamento, o controle e a avaliação da política estadual de saúde.

 

A atual gestão da Susam encontrou o CES-AM desativado, por determinação da Justiça Estadual, em uma ação movida pelo Ministério Público Estadual (MP-AM), e se comprometeu com a reativação com base em uma construção conjunta, ouvindo todos os interessados na causa.

 

FOTOS: Divulgação