ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Alimentação Saudável: SES-AM participa de ação sobre segurança alimentar em cozinhas comunitárias

16/10/2020 14:10:28

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, cozinhas comunitárias dos Centros de Convivência da Família e restaurantes populares da capital receberam oficinas de segurança alimentar. A iniciativa foi resultado de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Assistência Social (Seas). 

 

Durante as oficinas, os profissionais receberam orientações nutricionais sobre preparo, conservação e reaproveitamento de alimentos naturais. O objetivo das oficinas é apresentar à população alternativas alimentares de baixo custo, mas com alto teor de nutrição.

 

De acordo com a gerente de Políticas Estratégicas do Departamento de Atenção Básica (DABE), Jozelina Castro, a SES-AM tem apoiado os municípios na realização de ações e atuado junto à população na conscientização da importância da alimentação adequada e saudável. 

 

“A gente procura orientar as pessoas a se alimentarem melhor, por exemplo. Procurar sempre ter uma alimentação mais saudável, escolher produtos mais naturais possíveis. Então, essas informações a gente passa para os municípios, para que eles possam estar desenvolvendo ações junto com a população, orientando essa população na melhoria da sua alimentação” destaca. 

 

Data comemorativa - No dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em 1945. O dia busca promover a reflexão sobre temas importantes como segurança alimentar e nutrição de povos carentes, e como garantir uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. 

 

Em 2020, o tema escolhido é “Cresça, alimente, sustente. Juntos”. O objeto da discussão leva em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo.

 

O secretário executivo de Assistência da Capital da SES-AM e nutrólogo, Thales Schincariol, explica a importância da alimentação no processo de envelhecimento da população. “A alimentação está associada a transtornos alimentares ou transtornos naturais e doenças como diabetes e hipertensão, quadros depressivos. Então, tudo isso, até doenças oncológicas, estão associadas a graus de incorreção na alimentação”.

 

Para ele, a data de hoje é uma oportunidade da população rever hábitos alimentares que não são nutritivos e incentivar a alimentação saudável desde a infância. “Temos que fazer a inclusão de alimentos menos processados, menos ricos em açúcares intactos. Então, quanto mais tempo se retardar a inclusão desses alimentos mais saudáveis na dieta do amazonense ou do brasileiro em si, veremos um aumento exponencial da obesidade, principalmente em criança e adolescentes”, finaliza.

 

Fotos: Divulgação/ SES-AM