ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Cema recebe mais de 12 mil doses de analgésicos do Ministério da Saúde

23/03/2021 08:46:33


As doses dos analgésicos, sendo 9.670 de Propofol e 2.560 de Sulfato de Morfina, serão encaminhados às unidades de saúde do Estado

 

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu 12.230 doses de analgésicos do Ministério da Saúde (MS), na última sexta-feira (19/03), usados em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou que realizam procedimentos cirúrgicos. 


As 9.670 doses de Propofol e 2.560 doses de Sulfato de Morfina serão destinados pela central às unidades de saúde do Estado. O Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral; e o Sulfato de Morfina é um analgésico opioide, utilizado para aliviar dor crônica ou aguda. 

 

O acompanhamento do estoque desses medicamentos, nas unidades de saúde, é realizado pela Cema de forma contínua. Além do estoque da Central, as próprias unidades possuem armazenamento dos remédios. 

 

Além dessas doses, a Cema recebeu uma remessa de medicamentos do “Kit Intubação”, adquiridos pelo Governo do Amazonas. Foram entregues 30 mil ampolas de Atracúrio (20 mil de 2,5 ml e 10 mil de 5 ml) e 12 mil Ampolas de Rocurônio. 

 

Os medicamentos são bloqueadores neuromusculares, usados no relaxamento da musculatura nos processos de intubação orotraqueal (IOT), e estão entre os mais demandados durante a pandemia da Covid-19.


De acordo com o coordenador da Cema, Claudio Nogueira, a Cema possui estoque dos dois medicamentos suficientes para 30 dias. Os hospitais públicos também estão todos abastecidos com estoque para até 30 dias, dependendo da variação de hospitalizações e consumo dos itens.


Nova remessa - A Cema ainda aguarda a entrega de 35 mil unidades de Atracúrio, última remessa de uma compra de 155 mil unidades, feita em fevereiro; assim como aguarda a entrega de 18 mil ampolas de Rocurônio, adquiridas das indústrias farmacêuticas produtoras, cujas remessas foram parceladas. Até o momento, os fornecedores cumpriram todos os prazos acordados.


FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (99126-7364).