ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Ministério da Saúde emite nota técnica com inclusão dos profissionais de Segurança e Forças Armadas

31/03/2021 14:52:45

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), divulgou, nesta quarta-feira (31/03), a Nota Técnica nº 297/2021, emitida pelo Ministério da Saúde (MS), incluindo os profissionais as forças de Segurança e Salvamento, bem como das Forças Armadas, no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

 

O Amazonas foi o estado pioneiro na vacinação desses trabalhadores atuantes nas linhas de frente de combate à Covid-19, tendo iniciado a imunização da categoria no último domingo (28/03), com amparo legal da 1ª Vara Civil da Justiça Federal no Amazonas. A inclusão da classe no plano foi adotada pelo MS e leva em consideração o alto nível de exposição destes profissionais.

 

Para o cumprimento da decisão, o MS antecipará o envio de um quantitativo de doses de vacinas, de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação destes servidores ordenados por prioridade.

 

1 - Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

2 - Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

3 - Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19;

4 - Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

 

Os servidores que não se enquadrarem nas atividades dispostas na nota técnica deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, segundo o ordenamento descrito no PNO, não sendo inclusos neste primeiro momento os trabalhadores do ramo atuantes nas seguintes funções:

 

• Ações de apoio logístico ao PNO;

• Transporte de insumos para áreas com alto grau de contaminação;

• Ações de vigilância de fronteiras, espaço aéreo, espaço marítimo e controle de tráfego aéreo e marítimo;

• Apoio às ações de combate aos crimes transnacionais e ambientais;

• Demais militares.

 

Caso ocorram excedentes de doses, estas deverão ser direcionadas para aqueles com 60 anos ou mais, com comorbidades ou deficiência permanente, seguindo o ordenamento descrito no PNO.

 

Estado pioneiro – Com objetivo de garantir a proteção e o bem-estar dos profissionais das forças de segurança do Estado, o Governo do Amazonas deu início, no último domingo (28/03), à vacinação desses trabalhadores no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo.

 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), só nos primeiros três dias de vacinação, 1.177 profissionais das forças de segurança foram imunizados. O posto de vacinação tem funcionado todos os dias, das 9h às 16h, exclusivamente para a imunização da classe.

 

FOTOS: Carlos Soares/SSP-AM