16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas, por meio do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas – DABE, Áreas Técnicas de Prevenção à Acidentes e Violências e Saúde da Mulher, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, realiza hoje, 23.11.2009, no auditório da Assembléia Legislativa do Amazonas, das 08 às 16:30h, e dia 04.12.2009, das 08 às 12h, no auditório da SUSAM, a “Campanha dos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
As datas são significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro. O objetivo é destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.
Uma vida sem violência é um direito de todas. Além dos tratados internacionais e da legislação nacional, é fundamental que políticas sejam implementadas, para garantir direitos das mulheres. Daí a importância do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Plano Estadual de Política para as Mulheres e Conselhos de Direitos das Mulheres.
O encontro do dia 23.11 será com Parlamentares do Amazonas e a Sociedade Civil, momento este que será o Lançamento do Pacto Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher e a Instalação do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.
As áreas técnicas envolvidas, convocam toda população, em especial as mulheres, para participar desta Campanha.
PROGRAMAÇÃO -SUSAM
08:30h Abertura SUSAM – Secretário de Saúde -Dr. Agnado Costa
Secretária Executiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania – SEAS e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher -CEDIM -Mª das Graças Soares Prola
Secretaria Municipal de Saúde -SEMSA – Dr Francisco Deodato
09h Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher – Lei Maria da Penha
Andreza Carla Lopes Castelo Branco – Assessora Técnica da Coordenação dos Serviços de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher.
09h:30min – Serviços de Atenção à Mulher – Ana Cristina Amorim de Azevedo – Coordenadora dos Serviços de Atenção em Defesa dos Direitos da Mulher.
10h15 – INTERVALO
10h30- Área Técnica de Saúde da Mulher
11h30 – DEBATE
12h ENCERRAMENTO
Maiores informações: Áreas Técnicas de Acidentes e Violência e Saúde da Mulher – DABE, 3643.6352/6357/6384 ou acidentesviolencia@saude.am.gov.br / saudeadulto@saude.am.gov.br