60 toneladas de remédios vão para o interior

A Central de Medicamentos do Amazonas vai mandar até o final deste mês mais de 60 toneladas de medicamentos e produtos de saúde para abastecer as unidades hospitalares do interior do Estado. De acordo com o secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, o envio inclui principalmente itens da farmácia básica e de média complexidade, além de químico-cirúrgicos, material odontológico, de laboratório e de radiologia. Além das quantidades de rotina estão sendo enviados reforços para os municípios que se encontram em situação de emergência e calamidade pública, em função da vazante na região.

O transporte para as áreas onde o acesso fluvial está comprometido está sendo feito, a partir de pontos estratégicos, em pequenas embarcações ou via rodoviária. Para os locais onde não há qualquer condição de navegação, os lotes estão sendo transportados via aérea. O secretário informou que a Força Aérea Brasileira disponibilizou aeronaves, no início desta semana, para o transporte de mais de cinco toneladas de medicamentos para os municípios de Envira, Eirunepé, Ipixuna e Guajará, localizadas em áreas de difícil acesso via fluvial.

Os quatro municípios onde foi decretado estado de calamidade pública – Atalaia do Norte, Anori, Caapiranga e Manaquiri – estão plenamente abastecidos, conforme a Secretaria de Saúde. “Não há risco de faltar remédios essenciais nestas localidades. Estamos fazendo o monitoramento pontual dos municípios mais vulneráveis e utilizando todos os meios para garantir que os remédios estejam nas unidades de saúde, de acordo com as necessidades da população”, garantiu Wilson Alecrim.

O secretário destacou, ainda, que cada município do interior vem recebendo, em média, de uma a uma tonelada e meia de medicamentos ao mês. O abastecimento em períodos normais é feito mensalmente, mas há também envios semanais e os emergenciais, que atendem a situações específicas. Além de abastecer as unidades próprias – hospitais e unidades mistas – o Estado colabora com as prefeituras municipais, onde são oferecidos os serviços de atenção básica.