Cerest já atendeu 1,7 mil trabalhadores

Inaugurado em julho, o Centro funciona na Policlínica Codajás. Além do atendimento médico, social e jurídico, o Cerest é um pólo irradiador de ações de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.

O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, explica que o Centro é vinculado aos demais serviços da rede SUS e faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). “O Ministério da Saúde está trabalhando na estruturação da Renast e o Amazonas já iniciou as ações em 2004”, disse Alecrim, acrescentando que o objetivo do Cerest é garantir às pessoas que sofreram ou estão expostas a problemas relacionados ao trabalho, atendimento médico e orientação em todos os níveis de atenção, além de ações de vigilância e formação de recursos humanos.

Até novembro, das 1.710 pessoas atendidas no Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, cerca de 85% são de acidentes típicos, aqueles que são decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. De acordo com a médica Laura Jane Brasil, da Área Técnica de Saúde do Trabalhador, do Departamento de Políticas Estratégicas (DEPES), da Susam, existem ainda mais duas classificações para os acidentes de trabalho: o acidente de trajeto, que ocorre no percurso entre a residência e o local de trabalho ou vice-versa, e que foi responsável por 15% dos casos atendido, e a doença profissional ou do trabalho, ou seja, aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade ou pelas condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.

No Amazonas, os principais problemas relacionados à atividade profissional são os acidentes de trabalho, incluindo os acidentes de trajeto (casa-trabalho-casa). As doenças de maior incidências são as causadas por esforço repetitivo (Lesões por Esforço Repetitivo – LER e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho – DORT) e as perdas auditivas provocadas por ruídos. No Brasil, os principais problemas também são os acidentes e a perda de audição.

Laura Jane explica ainda que os números do Centro referem-se somente aos pacientes atendidos na unidade. “Temos ainda os que sofrem acidentes de trabalho e são atendidos somente nos Prontos-Socorros e Serviços de Pronto-Atendimento, os SPA´s”. Uma equipe multidisciplinar, com médicos e enfermeiro do trabalho, fisioterapeuta, ortorrinolaringolista, advogado, fonoaudiólogo, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem, integra o Cerest/AM

O secretário Wilson Alecrim disse que para o ano de 2005, a Secretaria está trabalhando na formalização de um curso de especialização em Saúde do Trabalhador em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Escola Nacional de Saúde Pública, visando capacitar recursos humanos para trabalhar de forma preventiva junto à população além de apoiar o município de Manaus e outros na adesão à Renast, criando assim oportunidade de implantar um Centro Regional Especializado em Saúde do Trabalhador.

O Centro de Referência conta com a parceria da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/AM), Procuradoria Regional do Trabalho, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Sindicatos e outros órgãos relacionados ao trabalhador.