Amazonas aumenta transplantes de rim e córnea

A Secretaria dinamizou o processo de doação e captação de órgãos. Em 2004 foram realizados até o momento 32 transplantes, cinco vezes mais do que em 2003.

Na região Norte, somente os estados do Pará e Amazonas possuem Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), unidade que executa as atividades do Sistema Nacional de Transplante. Os serviços de transplante no Estado foram retomados em novembro de 2002, com o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para procedimentos de rim e córnea. “A reestruturação dos serviços está nos permitindo beneficiar, pelo Sistema Único de Saúde, um maior número de pessoas, e estamos trabalhando para cada vez mais propiciar a captação de órgãos e conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância da doação”, explica o secretário de saúde, Wilson Alecrim.

Alecrim diz que o próximo passo é a implantação do laboratório de HLA (histocompatibilidade de tecidos), para exames de compatibilidade de tecido entre o doador e o receptor. “Este ano foram realizados 22 transplantes renais e dez transplantes de córnea. Em 2003, foram realizados seis transplantes de rim e um de esclera (parte branca dos olhos), pois ainda não tínhamos o Bando de Olhos do Amazonas, inaugurado em maio deste ano”, contabiliza o coordenador estadual de transplantes, médico Noaldo Lucena. Os serviços de transplantes de rim e córnea podem ser feitos em Manaus por duas equipes (para rim) e oito oftalmologistas, capacitados e credenciados pelo Ministério da Saúde. Cinco unidades – quatro clínicas e um hospital – estão habilitados para as cirurgias.

Noaldo ressalta que além do trabalho com o doador, é necessário investir na conscientização da importância da doação junto à população e aos profissionais de saúde. “Aumentando o número de doadores, conseqüentemente mais pessoas que hoje necessitam de um transplante serão beneficiadas”, diz. A meta da Susam, segundo o coordenador, é ampliar os serviços para outros órgãos à medida em que forem sendo criadas as condições adequadas de infra-estrutura e pessoal.