Rede estadual ganha mais um Centro de Testagem para Aids

O Centro tem como objetivo oferecer diagnóstico precoce, facilitar o acesso ao teste e promover ações de informação e educação, visando a prevenção das doenças. No Amazonas a rede de diagnóstico já conta com unidades em 11 municípios do interior e 13 na capital, incluindo as da rede estadual e municipal de saúde.

O CTA do Hospital Francisca Mendes vai atender gratuitamente qualquer pessoa interessada em fazer o teste anti-HIV. Para se submeter ao exame basta apresentar documento de identidade e participar de uma sessão coletiva e outra individual, onde serão apresentados os sintomas das DSTs e Aids, as formas de transmissão e as principais medidas de prevenção. O resultado do teste (do tipo Elisa) será entregue no prazo médio de 20 dias. O prazo será maior quando houver necessidade de testes confirmatórios. Também será realizado pelo CTA o teste VDRL, para detectar sífilis. O atendimento será feito inicialmente às segundas e quartas-feiras, às 13 horas.

O serviço irá contar com duas equipes formadas por profissionais médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos e de apoio. A coordenação é da médica ginecologista Elisângela Santana.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, o novo CTA é um importante reforço no programa estadual de DST/Aids porque vai permitir que um número maior de pessoas que se expuseram a alguma ação de risco possam se saber se estão ou não contaminadas com o HIV e evitem a transmissão do vírus. “Hoje, para cada pessoa com diagnóstico confirmado de HIV/Aids há quatro que não sabem que estão infectadas”, diz. Outra preocupação, segundo Alecrim, é com as mulheres grávidas que também representam risco de transmissão da doença para seus filhos antes, durante ou após o parto. “Se uma mulher sabe que está com o HIV durante a gravidez, ela recebe a medicação e o acompanhamento adequados e diminui em cerca de 68% a chance de infectar o filho”.

O diretor do Francisca Mendes, Luiz Fernando Passos, explica que a demanda para o CTA será espontânea, ou seja, todas as pessoas que procurarem a unidade serão atendidas. “Nossa intenção é atender a todos da maneira mais acolhedora possível, fornecendo informações e evitando qualquer tipo de constrangimento”.

Onde fazer o teste Anti-HIV
Fundação Alfredo da Matta
Fundação de Medicina Tropical
Hospital Universitário Getúlio Vargas
Hospital Universitário Francisca Mendes
AAR Balbina Mestrinho
Centro de Saúde Comte Telles
Centro de Saúde Amazonas Palhano
Centro de Referência Avelino Pereira
Centro de Referência Ivone Lima dos Santos
Centro de Referência Ana Barreto
Centro de Saúde Djalma Batista
Centro de Saúde Frank Claderón
Centro de Saúde Lúcio Flávio