Amazonas é destaque no Canal Saúde

O Canal Saúde vai ao ar no dia 11, na TVE-RJ (Rede Brasil), às 9h. Pela parabólica (AmazonSat) e na internet, o programa pode ser visto no dia 14, às 12h05. As reportagens percorreram todo o país em busca de exemplos bem-sucedidos nas áreas de saúde, para apresentar idéias e soluções já implantadas, implementadas e que funcionam, além de uma retrospectiva dos avanços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados.

No Amazonas o foco da matéria está no combate à malária, com entrevistas do titular da Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam), médico Wilson Alecrim, e do diretor da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM), sanitarista Evandro Melo. No Pará, a entrevistada é a sanitarista Elisabeth Santos, chefe da sessão do Meio Ambiente do Instituto Evandro Chagas.

O programa vai mostrar como a floresta pode ser conservada nos “corredores ecológicos”. No Amazonas, a floresta será tratada em um contexto sócio-ambiental, como meio ainda preservado e que permite o sustento do homem. O projeto “Corredores Ecológicos” apresenta nova estratégia de conservação da biodiversidade, propõe o manejo de grandes extensões de terra mediante o uso gradativo de seus recursos, desde a conservação até o aproveitamento sustentado, fazendo link com o desmatamento, provocado por invasões de florestas nativas, e apontado como principal causa dos altos índices de malária na região amazônica.

O Canal Saúde vai mostrar ainda o trabalho dos agentes de saúde que percorrem as áreas de risco, colhem amostras de sangue para exames e levam medicamentos. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou no Amazonas o Centro Regional de Pesquisas, o CPq Leônidas & Maria Deane oferecendo infra-estrutura necessária para a realização de projetos no qual se destaca o diagnóstico da malária e da dengue.

No Pará, os artesãos encontraram uma forma criativa de gerar renda, a partir das palmeiras de Miriti. Eles confeccionam brinquedos e artesanato com os talos (ou braços) das folhas. Outras partes da palmeira também são aproveitadas, como o fruto e as folhas. Eles contam com o apoio do Sebrae local para organizar e sistematizar a produção. Em outro projeto, o “Sementes do Amanhã”, as crianças conquistam nova forma de vida após o “lixão do Aurá”, em Belém, ter sido transformado em aterro sanitário. Lá, elas freqüentam aulas de reforço escolar, cursos, praticam esporte e têm acesso à cultura. E o “Belém Criança” busca atender as necessidades básicas das famílias da ilha do Combu, com arte e lazer para crianças, até a formação profissional para adultos, além de atendimento médico para a família.

Acesso a outros programas – O programa Canal Saúde faz parte de um projeto, de mesmo nome, formado por oito programas de produção própria e cinco captados através de parcerias, todos voltados para assuntos relacionados às políticas públicas em saúde, ciência & tecnologia, comportamento, serviço, meio ambiente, qualidade de vida e atualização profissional. Conheça o projeto no site www.canalsaude.fiocruz.br.

Obs.: Este material foi editado a partir das informações repassadas gentilmente pela 50891065253 da Fiocruz.