Interior terá Sistema de Vigilância Ambiental

A formação de técnicos que irão implantar e acompanhar o sistema já começou com a realização do primeiro Curso Básico de Vigilância Ambiental (CBVA) realizado em parceria com o Ministério da Saúde. O segundo módulo do treinamento, do qual participam 45 profissionais da Susam e secretarias municipais de saúde, educação e meio ambiente de Humaitá, Manicoré, Coari, Iranduba, Urucurituba, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá, Manacapuru e Itacoatiara, encerra no dia 3 de dezembro. Ao final deste módulo será apresentado um Plano de Ação em Vigilância Ambiental a ser aprovado e implantado no próximo ano.

O curso é uma das estratégias para a descentralização das ações de vigilância em saúde nos 62 municípios do Amazonas, onde será implantado o Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (Sinvas). O sistema é um dos principais instrumentos para coleta de dados para subsidiar a tomada de decisão para o combate de doenças endêmicas da região. A meta é implantar o Sinvas nos pólos regionais e até 2006, em todos os municípios do Estado.

O Plano de Ação será elaborado pelos técnicos com indicadores coletados ao final do primeiro módulo, realizado em outubro, durante o trabalho de campo. O curso tem duração de 80 horas e foi dividido em dois módulos. No encerramento do segundo módulo, no dia 3 de dezembro, a aprovação ou retificação dos planos será feita durante a Plenária de Apresentação e Avaliação do Plano de Ação, composta pelo Secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde (Devis) da Susam, Evandro Melo, Secretário Municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, o diretor do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), José Lúcio do Nascimento Rabelo, além de representantes da Coordenação-Geral de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde (CGVAM/SVS/MS), Sávia Drumont, e do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Amazonas, Narciso Barbosa.

O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, ressalta que a implementação da Vigilância Ambiental em Saúde no Amazonas é um avanço. “Estaremos implantando em 2005, nos municípios pólos, e em 2006, em todos os demais, o monitoramento e o controle de uma variedade de problemas ocasionados pelo desequilíbrio do meio ambiente”. De acordo com o secretário, a implantação permitirá a articulação nos diversos níveis de gestão e a construção de indicadores mais precisos para subsidiar as ações de prevenção e controle do Governo do Estado.

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde da Susam, Evandro Melo, disse que a definição dos primeiros municípios do Amazonas a participar do curso levou em conta, principalmente, o nível de gestão e de organização em que se encontram no sistema local de saúde. “Incluindo nessa decisão a certificação para a Gestão de Ações de Vigilância em Saúde e o potencial para atuarem como pólos multiplicadores das informações e estratégias”, explicou Evandro.

A parceria com os demais órgãos, a exemplo do Ipaam, vem sendo uma das políticas do Programa de Combate às Endemias do Estado. Wilson Alecrim cita como exemplo o trabalho da Secretaria com o Instituto no monitoramento dos tanques de piscicultura clandestinos que, sem o amparo ambiental e com procedimentos de funcionamento indefinidos, estavam contribuindo para o aumento da malária. “O Ipaam já está trabalhando em conjunto com a Susam no Programa de Compensações na Área de Influência do Gasoduto Coari-Manaus para se evitar as doenças endêmicas como malária, febre amarela, doenças de chagas, leishmaniose, entre outras”, disse o secretário.