Agentes capacitados para Educação

O foco do treinamento é Educação em Saúde e Mobilização Social e estão participando das aulas, práticas e teóricas, agentes dos municípios de Iranduba, Lábrea, Coari, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Careiro e Manacapuru.

Segundo o diretor de Vigilância Sanitária da Susam, Evandro Melo, o treinamento tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a prática profissional e viabilizar o trabalho adaptado às necessidades de cada comunidade do interior. “Cada agente está sendo treinado com base na situação epidemiológica diagnosticada no Estado”, disse o diretor.

A historiadora, mestre na área de Antropologia em Saúde Indígena pela Universidade do Rio Grande do Norte, e instrutora da capacitação, Raimunda Maria Silva, ressaltou, durante a abertura do treinamento, na manhã de ontem (22), no Lord Hotel, que um dos principais desafios dos que trabalham com educação em saúde é a linguagem. “Cada comunidade tem seu linguajar próprio e seu modo de pensar. É a pluralidade cultural e os educadores em saúde devem trabalhar com a as populações, no caso específico do Amazonas, com o caboclo amazônico, utilizando termos e expressões que sejam utilizados no dia-a-dia dessas pessoas, sem preconceitos”.
Raimunda Maria disse que até o final do treinamento is participantes têm como desafio pensar em um trabalho dinâmico de educação e saúde voltado para as comunidades do interior do Estado. Segundo ela, após o treinamento os agentes estarão capacitados a construir, a partir do senso comum de cada grupo social, estratégias e atividades para serem trabalhadas de forma coletiva e, assim, transformar informações em conhecimentos que apontem soluções viáveis para as comunidades e instituições de saúde”.

Dentre as atividades realizadas durante o treinamento estão a socialização de vivências, estudos de textos, debates, reflexão da prática, diagnósticos, trabalhos de grupo de produção de matérias alternativos para educação em saúde e mobilização social.