Novo secretário será Wilson Alecrim

Wilson Alecrim substitui a também médica Leny Passos que volta para a Fundação Hemoam, onde é hematologista e de onde se licenciou do cargo de diretora-presidente para assumir a Secretaria de Saúde, em janeiro de 2003, a convite do governador Eduardo Braga.

Wilson Alecrim é amazonense de Novo Aripuanã, formado em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Doenças Tropicais pela Universidade de Brasília. Professor aposentado da Ufam, é pesquisador titular em Doenças Tropicais da Fundação de Medicina Tropical, de onde foi diretor presidente por dois mandatos, no período de 1994 a 2002. Também é pesquisador temporário da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), pesquisador da Universidade Católica de Selta (Argentina) e autor de 221 trabalhos científicos na área de doenças tropicais, com ênfase em malária.

Além de dirigir a Fundação de Medicina Tropical, Wilson Alecrim já ocupou, em Manaus, os cargos de secretário municipal de Saúde, secretário municipal de Educação, sub-secretário estadual de Saúde e diretor do Hospital Universitário Nilton Lins, além de presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.