Governo inaugura Escola do SUS

A Escola Técnica do SUS, que está sendo inaugurada pelo Governo do Estado, segue o modelo padrão desenvolvido pelo Ministério da Saúde, tem a finalidade de capacitar, em nível técnico, profissionais que já atuam na rede de assistência e prevenção à saúde na capital e no interior do Amazonas. Na região Norte é a quarta Escola deste tipo a ser inaugurada.

Instalada na Colônia Oliveira Machado, a unidade conta com 25 salas de aula e tem capacidade para atender 3.750 alunos, nos três turnos e cinco laboratórios de informática. Os cursos serão gratuitos e a oferta será feita de acordo com as prioridades identificadas por gestores e profissionais da Saúde. Dentre as áreas contempladas inicialmente estarão controle social, assistência ao idoso, radiologia médica, hemoterapia, odontologia, enfermagem, nutrição e farmácia. Também estão previstos cursos técnicos em biodiagnóstico, neuropsiquiatria e biossegurança, dentre outros. A coordenação técnica da Escola será de responsabilidade da Susam e a coordenação pedagógica, do Cetam.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Leny Passos a Escola vai promover a capacitação e reciclagem de técnicos, considerando as políticas de saúde e as necessidades específicas do Amazonas. “Tanto na capital quanto no interior estamos voltados para a formação de profissionais que possam colocar em prática o novo modelo do SUS, valorizando as ações de prevenção e a humanização do atendimento no serviço público”. Leny destaca que a Escola também será um dos instrumentos para qualificar pessoas que trabalham em municípios distantes e de difícil acesso, onde a carência de recursos humanos é grande. “A qualificação profissional é prioridade do Governo do Amazonas tanto quanto as boas instalações e equipamentos que estão sendo colocados à disposição pelo programa de reorganização da atenção à saúde em todos os municípios”.

A coordenadora da Susam para a ET-SUS, Socorro Maruoka, explica que as aulas do centro de formação serão descentralizadas e os instrutores serão profissionais com experiência na assistência à saúde, capacitados pela Susam ou pelo Ministério da Saúde.

Primeiro – O curso inaugural da ET-SUS será o de capacitação para Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde, com aulas a partir do próximo dia 16. Em seguida, será ofertada a capacitação em Assistência ao Idoso para profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi). Durante o curso serão abordados temas como histórico do envelhecimento, relações familiares, direitos do idoso, maus-tratos e doenças mais comuns, com o objetivo de preparar os técnicos que têm contato com os idosos para lidar melhor com este público. No próximo ano, começam a ser capacitados cinco mil Agentes Comunitários de Saúde em todo o Estado, para o incremento das ações básicas de saúde.

O financiamento das ações da ET-SUS será partilhado entre o Governo Estadual e o Ministério da Saúde.

Cursos para a comunidade

A Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra, além de 25 salas de aula, possui ainda cinco laboratórios de informática para cursos básicos de Windows, Word e Internet para 300 alunos. Outras especialidades como Contabilidade, Gestão Pública, Manutenção em Equipamentos de Microscopia Ótica e Atenção Diária em Saúde Mental estão nos planos da escola para uma outra fase.

Segundo o diretor do Cetam, Vicente Nogueira, a entrega da obra concretiza o esforço do governo estadual em oferecer condições e novas oportunidades para a geração e renda, que tem sido uma das prioridades do governador Eduardo Braga.