Caimis promovem qualidade de vida
A programação tem como foco a qualidade de vida na terceira idade e vai até a próxima segunda-feira com palestras, exposições, aulas de dança, jogos, atividades de relaxamento e beleza, oferecidas aos idosos inscritos nos Caimis que compõem a rede estadual de atenção especializada ao idoso.
Atualmente fazem parte da rede os Caimis Dr. André Araújo (zona Norte), Dr. Paulo Lima (zona Sul) e Ada Viana (zona Oeste) que, juntos têm cadastrados cerca de 17 mil idosos e atendem mensalmente cerca de 13 mil pessoas para diagnóstico e prevenção das doenças prevalentes nas faixas etárias acima dos 60 anos. As unidades também realizam exames e atividades voltadas para a prevenção de doenças e melhoria das condições físicas, mentais e emocionais dos idosos.
Além do atendimento médico, cada uma das unidades realiza atividades que buscam conscientizar os idosos para a importância de envelhecer com saúde. Considerando a necessidade, o Centro também desenvolve aulas de alfabetização, postura e exercício físico, aulas de pintura em tecido, crochê, atividades recreativas e de entretenimento, além de tapeçaria e fuxico, entre outras. As atividades físicas desenvolvidas na unidade são acompanhadas por profissionais.
Cursos de terapia ocupacional e palestras constituem atividades complementares que, segundo Verônica, visam o bem-estar físico e mental dos pacientes. Nos Caimis também existem grupos de caminhada, oficina de memória e grupos de hipertensão e diabetes com atividades voltadas especificadamente para os pacientes portadores de uma ou ambas doenças para que este mantenha os cuidados adequados para o tratamento e a prevenção.
A secretária Leny Passos ressalta que os idosos têm suas consultas com especialistas e serviços de exames agendados. “As pessoas acima de 60 anos e que moram nos bairros próximos ao Caimi fazem um simples cadastro na unidade próxima de sua casa. São armazenados no Banco de Dados da Secretaria, através de um sistema informatizado e integrado com o Centro, todos os dados do paciente para as consultas. Ali fica toda sua história clínica e de atendimento, que pode ainda ser acessada pelas unidades de urgência e emergência caso seja preciso”, ressaltou a secretária.
Cada Caimi conta com uma equipe multidisciplinar capacitada em clínica geral, geriatria, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, odontologia, nutrição e endocrinologia, além de fisioterapia, psicologia, serviços de enfermagem e assistência social. Os Caimis oferecem ainda em suas instalações serviços de apoio ao diagnóstico – laboratório de análises químicas, radiologia e eletrocardiograma. De acordo com a diretora do Caimi André Araújo, Verônica Florêncio, a equipe multidisciplinar realiza um trabalho integrado. “Por exemplo, o nutricionista trabalha os resultados dos exames do paciente em parceria com a endocrinologista e o fisioterapeuta”.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO IDOSO
CAIMI ADA VIANA (Avenida Brasil, s/n – Compensa)
22/09 – Palestra sobre Qualidade de Vida do Idoso Exposição de trabalhos manuais
23/09 – Palestra sobre Diabetes na Terceira Idade
24/09 – Palestra sobre Ginástica na Terceira IdadeAtividade de Dança e Tai-Chi-ChuanAnimação
27/09 – Café da Manhã
* Atividades a partir das 8h30
CAIMI DR. PAULO LIMA (Rua Comendador Felismino Soares, 115 – Colônia Oliveira Machado)
27/09
07h30 Celebração Ecumênica
08h30 Aula de Alongamento
09h Oficina da MemóriaOficina de Nutrição, Oficina de Enfermagem e Jogos Interativos,
10h30 Momento do Jogo
11h Escolha da Miss Caimi Dr. Paulo Lima
14h Dinâmica de Grupo
14h30 Momento Cultural
15h30 Bingo com brindes
16h Alongamento
17h Apresentação de grupo de dança, com concurso
REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA DO IDOSO
Público: acima de 60 anos
Horário: 8h às 12 horas e 14 horas às 17 horas
Atendimento: É feito por agendamento com pacientes cadastrados.
Especialidades: clínica médica, geriatria, ginecologia, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, odontologia.
Zona Leste
ADA VIANA (inaugurado em junho)
Idosos cadastrados: cerca de 2.000
Atendimento mês: 860 idosos atendidos em consultas e procedimentos
Grupos: caminhada, psicologia.
Zona Sul
DR. PAULO LIMA
Idosos cadastrados: 5.700
Atendimento mês: 4.000 idosos atendidos em consultas e procedimentos
Atendimento/dia: 250 idosos
Grupos: caminhada, oficina da memória, oficina da fé, cursos de terapia ocupacional.
Zona Norte
DR. ANDRÉ ARAÚJO – Cidade Nova
Idosos cadastrados: 10.200 idosos
Atendimento mês: 4.065 idosos atendidos em consultas e procedimentos
Grupos: aulas de alfabetização, aula de postura e exercício físico, pintura em tecido, crochê, atividade física e recreativa, entretenimento, tapeçaria e fuxico.