Semana de Amamentação tem foco no aleitamento exclusivo

Para a mãe, amamentar também reduz o risco de hemorragias e do câncer de mama e ovário. Com esses argumentos, a Susam vai desenvolver até o próximo sábado (18) ações de incentivo ao aleitamento materno em todas as maternidades e unidades públicas de saúde. A programação faz parte da 13ª Semana Mundial de Amamentação, aberta oficialmente nesta terça-feira, às 8 horas, na Praça São Sebastião, com a presença de estudantes da rede estadual e municipal, funcionários e representantes de órgãos de saúde estaduais e municipais, além da Sociedade Amazonense de Pediatria e Pastoral da Criança.

Com o tema Amamentação Exclusiva: Segura, Saudável e Sustentável, a Semana tem o objetivo de esclarecer sobre a importância do aleitamento materno exclusivo, evitando a introdução de água, chás, sucos, leite animal e outros produtos na alimentação infantil, antes dos seis meses de idade.

Com bonecas no colo, faixas e balões brancos representando gotas de leite, os estudantes e profissionais de saúde movimentaram o Largo de São Sebastião, logo no início da manhã. A programação começou com a apresentação de fanfarras e do coral infantil da Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo. Em seguida e ao som da música “Leite de Peito”, de Celdo Braga, o grupo percorreu, em passeata, as avenidas Getúlio Vargas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, chamando a atenção de comerciantes e pedestres para os benefícios do aleitamento. “Estamos trabalhando no sentido de resgatar a cultura do aleitamento materno e derrubar tabus como o de que o leite materno pode ser fraco ou que não é suficiente para nutrir a criança adequadamente”, disse a coordenadora Estadual do Aleitamento Materno, Ângela Matos.