Semana de Amamentação será aberta na terça-feira

Até o dia 18 serão realizadas em todo o Estado atividades de incentivo ao aleitamento materno exclusivo, envolvendo mães, gestantes, profissionais de saúde, estudantes e professores. A meta, de acordo com a Susam, é sensibilizar a população para a importância da amamentação natural, evitando a introdução de leite animal e outros produtos na alimentação infantil, antes dos seis meses de idade.

A abertura da semana vai contar com a participação de alunos da rede estadual de educação, autoridades e profissionais de saúde. Apresentação de fanfarras e do coral infantil da Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo acontecem a partir das 8 horas. O cantor e compositor Celdo Braga também participa do evento, interpretando a música Leite de Peito, composta especialmente para as comemorações anuais da Semana de Amamentação. Por volta das 9h30, será iniciada uma passeata que sai da Praça São Sebastião para a rua 10 de julho e percorre a avenida Getúlio Vargas, contornando o quarteirão até chegar novamente ao ponto de partida por volta das 10h30.

A secretária estadual de saúde, Leny Passos, anuncia que ao longo da semana, as unidades de saúde da rede estadual e municipal estarão desenvolvendo atividades de incentivo ao aleitamento materno junto à comunidade e aos profissionais de saúde, incluindo atividades culturais, palestras e concursos. Blitze também serão realizadas até o dia 17, por fiscais da vigilância sanitária municipal, em farmácias e supermercados para checar o cumprimento da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças (NBCAL). Serão observadas embalagens de leite, papinhas, mamadeiras, bicos e chupetas com a finalidade de identificar aqueles que não estejam de acordo com a norma. A ação, de acordo com a secretária, terá caráter educativo e será um reforço nas ações de controle da NBCAL em Manaus.

A Semana de Amamentação será encerrada com um Fórum de Amamentação, onde serão apresentados trabalhos científicos sobre amamentação e experiências bem sucedidas, desenvolvidas nos serviços de saúde do Estado. O evento vai ocorrer no auditório da reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, a partir das 8 horas do dia 17 de setembro.

A coordenadora do Programa Estadual de Aleitamento Materno, Ângela Matos, destaca que a Semana de Amamentação é o momento de chamar a atenção da população para a necessidade de estabelecer como norma a amamentação exclusiva de bebês até o 6º mês de vida. Ela diz que o Estado está avançando na sensibilização das mães. “Todos os profissionais que trabalham nas maternidades estaduais estão treinados para orientar as mães a amamentar corretamente”. De acordo com ela, atualmente 100% dos bebês saem das maternidades com amamentação natural exclusiva.

Ângela diz que o Amazonas ainda tem um baixo índice de mães que alimentam seus filhos exclusivamente com leite materno. A média do Estado é, de acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, de apenas oito dias de amamentação exclusiva e de 11 meses de amamentação com complemento de outros alimentos. “Estamos trabalhando para que as mães acreditem que o seu leite é o melhor alimento e que pode fortalecer a saúde física e emocional de seus filhos”, diz. Para isso, o Estado está em processo de credenciamento de todas as maternidades na Iniciativa Hospital Amigo da Criança e está montando um novo Banco de Leite Humano para ampliar o acesso ao leite de bebês que por algum motivo não podem receber o leite materno.