Susam e MS pactuam fortalecer a Atenção Básica

Caberá aos Estados, monitorar, avaliar e indicar pontos de melhoria do Programa, que é desenvolvido pelas prefeituras municipais. Para o Amazonas será liberado R$ 1,4 milhão.

A secretária explica que a Carta de Compromisso, o Estado irá priorizar atividades de formulação, planejamento e coordenação como importante estratégia para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Iremos monitorar de forma regular a coerência e a consistência das informações prestadas no Sistema de Informação da Atenção Básica, o SIAB, pelos municípios. Também vamos assessorá-los na correção dos problemas para que haja maior qualidade nas informações”, disse Leny Passos.

Leny ressaltou que o maior desafio para fortalecer a atenção básica em todo o país é a expansão e implementação do Saúde da Família nos municípios. “Um dos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde e o Estado é o de fomentar ações de educação permanente em monitoramento e avaliação em saúde para as equipes de saúde da família, com os Pólos de Educação Permanente em Saúde”. A secretária disse ainda que o fortalecimento da atenção básica é uma necessidade primordial para a garantia de acesso da população às ações e serviços de saúde com resolutividade e suficiência. “Para isso precisamos da participação das três esferas de governo, instâncias governamentais e não governamentais, e o principal, da comunidade”, disse. “Esse nosso desafio é ainda maior no Amazonas por conta de suas distâncias e dificuldades de acesso e suas diversidades regionais”, ressaltou Leny.

O Estado conta hoje com uma rede de 677 unidades de saúde cadastradas, nos 62 municípios. Do total 436 são cadastradas como unidades básicas, mas por conta do Plano de Reordenamento da Atenção Básica de Manaus, com a municipalização da saúde, iniciada este ano, estar em processo de conclusão, parte das unidades especializadas de Manaus ainda realizam serviços básicos. O Programa Saúde da Família, implantado no Estado desde 1999 está hoje presente em 75,80% dos municípios.