Amazonas atinge 51,56% da meta de imunização no dia 21

Foram vacinadas até o momento cerca de 219 mil do total de 426 mil crianças, entre 0 e 4 anos, que devem ser imunizadas no Estado. Das 342.821 que devem ser vacinadas contra sarampo com a tríplice viral que imuniza também contra a rubéola congênita e caxumba, cerca de 149 mil compareceram aos postos de vacinação. Manaus até o momento atingiu 65% da meta de imunização contra a paralisia e quase o mesmo valor, 64,5% da meta de vacinação da tríplice viral.

Foram montados, pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) e secretarias municipais de saúde cerca de 1,6 mil postos de vacinação, sendo 800 deles em municípios do interior. Pela primeira vez em todo o Brasil, a campanha de vacinação contra a poliomielite, nas capitais e sedes municipais tanto a gotinha quanto a tríplice viral estarão disponíveis até o dia 3 de setembro. Os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17 horas. A inclusão da tríplice tem o objetivo de evitar a reintrodução do sarampo no País.

As áreas indígenas e rurais começarão a ser visitadas a partir do dia 25 por equipes da Susam, secretariais municipais e Ministério da Saúde. A primeira área indígena a participar da missão será a do Vale do Javari, onde vivem aproximadamente 3 mil índios. Em seguida, a missão alcança as zonas rurais do município de Eirunepé.

A vacinação e as supervisões da campanha no interior serão feitas com o apoio da Aeronáutica, que irá disponibilizar avião, helicóptero e equipes.