Cardoso Fontes será policlínica distrital
O atendimento será voltado não só para Pneumologia (sua finalidade atual), mas também para atenção especializada em Cardiologia e Gastroenterologia.
As obras de reforma do prédio original, localizado na rua Lobo D’Almada nº 22, estão temporariamente suspensas e aguardam a conclusão do projeto de readequação. As mudanças se devem à habilitação do Estado na Gestão Plena do Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrida no primeiro semestre deste ano. Com a nova habilitação, o município passou a responder pela atenção básica e o Estado, pelas ações de média e alta complexidade, não cabendo mais à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) o atendimento ambulatorial básico.
A policlínica Cardoso Fontes será uma das 10 unidades que farão parte da rede de média complexidade para atendimento de adultos. Até o momento, o Governo do Estado inaugurou duas unidades deste tipo: a Zeno Lanzini e a Antônio Aleixo, ambas na zona Leste.
De acordo com o novo projeto, o Cardoso Fontes irá atuar prioritariamente na área de pneumologia sanitária, como centro de referência para diagnóstico e tratamento de pacientes multidroga-resistentes, tuberculose extra-pulmonar, intolerância medicamentosa e falência de tratamento. Serão realizados na unidade exames como broncoscopia, punção e biópsia pulmonar, acompanhamento e avaliação das ações de controle da tuberculose e outras patologias pulmonares e respiratóriarias em todo o Estado, com atuação também em pesquisa e desenvolvimento de Recursos Humanos.
Na área de gastroenterologia e cardiologia serão oferecidas consultas e exames específicos como esofagoscopia, gastroduodenoscopia e eletrocardiongrama.
Na unidade serão construídos oito consultórios médicos, sala para pequenas cirurgias, espirometria, radiologia, laboratório, coleta, preparo e esterilização, além de áreas de apoio técnico, logístico e administrativo.
Com a conclusão do projeto, as obras serão continuadas pela mesma empresa contratada inicialmente para os serviços de reforma e adequação do prédio: a Multi-Trade Engenharia, que mantém no local o serviço de vigilância.