Mutirão busca casos de doenças não notificados

Estão incluídas na lista de investigação cerca de 30 doenças, como coqueluche, rubéola, tétano, sífilis congênita e hantaviroses. As investigações serão feitas por equipes da Vigilância em Saúde municipal e estadual nas unidades de saúde, a partir dos prontuários médicos. O trabalho começa neste dia 9 e terá a duração inicial de 30 dias.

Hepatite – As Vigilâncias municipal e estadual detectaram aumento no número de casos notificados oficialmente e receberam informações da população quanto ao aumento da doença no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado. Até o momento foram registrados 514 casos. O trabalho agora é identificar os possíveis focos de infecção. A doença pode ser transmitida por água ou alimentos contaminados.

Com o objetivo de esclarecer as equipes médicas quanto à notificação, cuidados e encaminhamento dos pacientes para unidades básicas de saúde, as Secretarias distribuíram, no início de junho, a todas as unidades de saúde, Notas Técnicas. Os profissionais foram orientados quanto à identificação de casos suspeitos e à aplicação de um protocolo específico para o tratamento. Também foram relacionados os centros de saúde dotados de laboratório ou sala de coleta como referenciais para o acompanhamento dos pacientes.

HEPATITE A

Alimentos e água contaminadaDe pessoa para pessoa

Como evitar
Beber somente água tratada ou fervida;Lavar frutas e verduras em água corrente e tratada;Lavar sempre as mãos com água e sabão antes das refeições e após usar o banheiro.