Construção de uma Agenda de Apoio à Gestão do SUS

O objetivo é melhorar o gerenciamento das políticas públicas voltadas para a saúde no Estado, permitindo o direcionamento adequado de investimentos e a melhoria da assistência prestada à população.

A construção da agenda é uma proposta do Ministério da Saúde e vai envolver todos os estados brasileiros. A oficina acontece no auditório da Fundação Adriano Jorge, na avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, das 8h30 às 18 horas e conta também com a participação de representantes dos conselhos municipal e estadual de Saúde. As discussões serão mediadas por técnicos do Ministério.

De acordo com a secretária estadual de Saúde, Leny Passos, a agenda vai permitir que o Estado se mantenha bem articulado com as diretrizes de saúde definidas pelo Ministério da Saúde, considerando ao mesmo tempo as particularidades da região. Ela destaca que o Amazonas vai indicar suas propostas específicas e encaminhar as principais dificuldades relacionadas à gestão. “Vamos pactuar a agenda conjunta de prioridades de apoio e cooperação técnica que apontem para o fortalecimento da gestão no Estado, promovendo a integração dos processos de gestão do SUS”, explica a secretária.

As discussões serão realizadas em quatro momentos. O primeiro é a problematização e construção da lista de problemas, seguido do detalhamento da agenda de apoio por eixos, com elaboração de propostas de ação. O terceiro momento da oficina será a socialização das propostas e pactuação da agenda geral de apoio e cooperação técnica. Para encerrar o evento, haverá uma avaliação da oficina.