Governo entrega Hospital em Canutama

A unidade é um módulo assistencial que serve de referência para a população do município e suas comunidades rurais e tem como pólo base Lábrea.

Funcionando 24 horas, o Hospital vai prestar atendimento de urgência e emergência à população, com serviços médicos em clínica médica, cirúrgica, pediátrica e gineco-obstetrícia. Oferece também serviços de enfermagem, assistência social e imaginologia. Em Canutama, residem 14 mil habitantes.

Com 40 leitos, o hospital tem 361,5 metros quadrados de área construída e reformada. Para colocá-lo em pleno funcionamento, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1,8 milhão em obras, equipamentos e contratação de recursos humanos. Ao todo 53 servidores, sendo oito de nível superior, 20 de nível médio e 25 de nível elementar, serão responsáveis pelo funcionamento do Hospital Dr. Leonardo Parente. Além do padrão de leitos por especialidades, conforme o Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade também contará com serviço de apoio a diagnóstico, com Laboratório de Análises Clínicas, serviço de imaginologia (raio X e ultra-sonografia) e Banco de Sangue, para o atendimento imediato dos pacientes que necessitarem de transfusão sanguínea.

A secretária estadual de saúde, Leny Passos, diz que o novo hospital vem suprir parte da carência dos municípios da região. “É desejo do governador Eduardo Braga incrementar os serviços de saúde, viabilizando um atendimento de ponta aos moradores das localidades distantes de Manaus”, ressalta a Secretária.