Amazonas discute ciência e tecnologia para o setor saúde

A Conferência tem por objetivo reorientar os rumos da Política Estadual de Ciência e Tecnologia em Saúde, definindo quais prioridades devem ser seguidas em pesquisas no setor. As conferências deverão subsidiar propostas do Estado para as conferências nacionais.

A Secretária Leny Passos explica que a conferência de ciência e tecnologia pode ser considerada como a primeira já que a inicial foi feita há mais de 10 anos. “Queremos fomentar os avanços do conhecimento científico no setor saúde, e dessa forma, orientar o desenvolvimento tecnológico e de inovação”, ressalta ela. O tema central é a Produção e Aplicação de Conhecimento na Busca da Universalidade e Equidade com Qualidade da Assistência à Saúde da População. A Conferência é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).

A primeira Conferência Estadual de Saúde Bucal, também realizada no Auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), das 8 às 18 horas contará com a participação de 200 odontólogos da capital e cerca de 120 dos municípios incluindo os delegados municipais, na busca de ações que garantam melhor assistência à saúde bucal da população amazonense e que superem a exclusão social dos atendimentos em odontologia.

De acordo com a secretária Leny Passos as conferências são importantes para definir ações de saúde bucal e de pesquisas em saúde voltadas exclusivamente para a região. “Para definirmos as propostas precisamos levar em conta nossa diversidade regional, nossas dificuldades geográficas”, disse a secretária. Leny Passos ressalta que o Ministério da Saúde já reconhece que o Estado tem necessidades específicas para a assistência à saúde da população, tanto que criou uma comissão para estudar propostas para a melhoria das condições de trabalho e financiamento para o Amazonas e demais estados que fazem parte da Amazônia Legal.

Atualmente, o Estado, tem 1,2 mil dentistas registrados e em atividades. Desse total, pouco mais 1 mil estão lotados na capital. A formação de profissionais em saúde bucal é um dos eixos temáticos da Conferência, que também discutirá a Educação e Construção da Cidadania, Controle Social e Participação, Financiamento e Organização da Atenção em Saúde Bucal.

PROGRAMA DA I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE BUCAL

Dia 01/06 (terça-feira), 19 horas – Abertura