Susam quer tornar maternidades “Amigas da Criança”
A ação faz parte do programa de redução da mortalidade infantil no Estado e é um dos passos para a conquista do título Hospital Amigo da Criança, dado pelo Unicef às instituições com alto padrão de qualidade. A maternidade Alvorada já recebeu o título em 2003 e a meta da Secretaria é que as outras quatro unidades estaduais, duas delas inauguradas nos últimos seis meses, tornem-se também Amigas da Criança nos próximos dois anos.
Desde o início da semana, a Susam está capacitando os profissionais de nível superior e técnico das Maternidades Nazira Daou e Azilda Marreiro para que trabalhem na conscientização da população, visando educar e informar sobre os benefícios e importância do aleitamento materno exclusivo na redução da taxa de mortalidade infantil e materna. “O leite humano é muito mais do que uma fonte de nutrientes. Precisamos recuperar a cultura da amamentação para melhorar a qualidade de vidas de nossas crianças”, diz a secretária estadual de Saúde, Leny Passos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, na região Norte apenas 9% das mães amamentam seus filhos com leite materno até os seis meses de vida. “Estamos trabalhando junto aos diretores de nossas unidades de saúde para que a prática da amamentação seja prioridade absoluta em nossas maternidades”, destaca Leny. “O aleitamento materno exclusivo beneficia a mãe, o hospital-maternidade e principalmente o bebê”.
A capacitação nas maternidades acontece até o próximo dia 6 de junho e envolve 200 servidores divididos em várias turmas. Leny Passos diz que o objetivo do Governo do Estado também é promover o redirecionamento de práticas e rotinas das unidades, para garantir atendimento mais humano e de alta qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária ressalta que o credenciamento das maternidades à Iniciativa Hospital Amigo da Criança é uma das ações do Pacto Estadual da Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, que deverá ser assinado por todos os municípios amazonenses até o mês de junho.