Maternidade Alvorada será reformada

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) já deu início ao remanejando das equipes profissionais para as outras maternidades estaduais, a fim de garantir a continuidade do atendimento a todas as grávidas que procurarem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A reforma prevê nova cobertura para a unidade, recuperação do sistema hidráulico e de esgoto, revisão elétrica em todos os ambientes e pintura geral. O investimento, segundo a Gerência de Engenharia da Susam, responsável pela coordenação das obras, será de aproximadamente R$ 160 mil. A secretária de Estado da Saúde, Leny Passos, explica que a reforma foi programada com o objetivo de oferecer mais segurança física e biológica, conforto e bem-estar aos usuários e aos funcionários da unidade.

O atendimento na Maternidade Alvorada será feito até a próxima quinta-feira. Um sistema de triagem médica está sendo utilizado pela Susam para indicar as que necessitam de internação imediata para o parto. “As que não se encontram nesta situação serão encaminhadas para as outras unidades que já estão prontas para o atendimento da demanda extra”, explica a secretária de Assistência à Capital da Secretaria de Saúde, Alba Montarroyos. Duas ambulâncias estão à disposição 24 horas para as remoções necessárias. A partir de quinta-feira, o atendimento será suspenso.

Para absorver a demanda da Alvorada, que funciona com 21 leitos de alojamento conjunto e realiza, em média, 290 partos mensalmente, a Susam está remanejando médicos, enfermeiros, assistentes sociais e auxiliares para as maternidades Balbina Mestrinho, Nazira Daou e Azilda Marreiro. Além disso, a Secretaria está ampliando em mais 30 leitos a capacidade de atendimento da recém-inaugurada maternidade Ana Braga, na zona Leste, que passa a funcionar a partir desta segunda-feira com 75 leitos, além de 10 leitos da Unidade Neonatal de Terapia Intensiva (UTI), 20 alojamentos tardios para abrigar as mães de bebês que necessitarem de internação por períodos prolongados e outros 18 de pré-parto.

Durante o período de reforma da Maternidade Alvorada, a secretária Ana Montarroyos explica que podem ser procuradas todas as unidades maternas estaduais, a maternidade municipal Brigitta Daou e as conveniadas.

MATERNIDADES ESTADUAIS
ZONA NORTE