Susam define estrutura para o Festival de Parintins
O projeto de atendimento para o Festival Folclórico de Parintins está sendo concluído pela equipe da Secretaria de Assistência à Saúde do Interior, coordenada pela secretária Heliana Feijó. O grupo esteve recentemente no município para verificar a estrutura física já disponível no local e definir o tipo de suporte necessário. A Secretaria de Assistência à Saúde da Capital, com as equipes de Urgência e Emergência, também participam da montagem da estrutura.
Neste ano, estão previstas as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros sete chefes de Estado da América do Sul, o que exige reforço no suporte à Saúde e Segurança.
Já está definido que os hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen servirão de unidades de apoio. O Jofre Cohen tem 100 leitos e é uma unidade com estrutura nova e moderna. Foi inaugurado em junho do ano passado pelo governador Eduardo Braga e pelo presidente Lula, durante sua primeira participação no Festival Folclórico.
Para o atendimento de emergência, a Susam vai utilizar o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), montado no Bumbódromo. No local, a Secretaria também vai manter em funcionamento 24 horas um centro de saúde e ambulâncias, incluindo as do tipo UTI. Uma Unidade de Terapia Intensiva aérea para possíveis remoções de pacientes para Manaus, também deverá ficar à disposição no município, como ocorreu em 2003.
Além de técnicos e clínicos gerais da Susam e de Partintins, o atendimento vai ter o suporte de médicos cirurgiões, anestesiologistas, ortopedistas, oftalmologistas, cardiologistas e neurologistas.