Combate à malária ganha reforço com veículos e equipamentos
Foram entregues mais de 360 itens incluindo grupos geradores, termonebulizadores portáteis, pulverizadores manuais, computadores, impressoras, veículos tipo pick up, motocicletas, bicicletas, barcos, botes de alumínio e motores de popa.
O material será utilizado nos municípios onde foram registrados 80% dos casos de malária no Estado em 2003, dentre eles Manaus, Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro, Presidente Figueiredo, Coari e Lábrea. Também foram contemplados os que têm condições ambientais e entomológicas propícias à transmissão da doença. Ao todo o material será utilizado em 19 municípios do interior do Estado.
A entrega à Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) foi feita pelo representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Luiz Aureliano Carvalho. A Susam e oito municípios certificados em Epidemiologia e Controle de Doenças – Humaitá, Iranduba, Lábrea, Manacapuru, Careiro Castanho, Coari, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva – receberam os equipamentos por meio de um Termo de Doação.
De imediato, a secretária Leny Passos autorizou a disponibilidade do material aos outros 11 municípios que não têm autonomia para a coordenação das ações de controle de endemias, mas que fazem parte do grupo de localidades consideradas prioritárias para o combate à malária – Manaus, Eirunepé, Borba, Tonantins, Canutama, Guajará, Ipixuna, Uarini, Novo Airão, Novo Aripuanã e Nova Olinda do Norte.
Os prefeitos de Iranduba, Coari, Humaitá, Careiro, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva foram pessoalmente receber os equipamentos. O presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, prefeito de Maués, Sidney Leite representou os demais municípios e parabenizou a Secretaria pelas ações integradas entre o Estado e os municípios. “Estamos avançando de forma organizada, planejada e não mais isoladamente”.
De acordo com a secretária, os equipamentos e veículos irão possibilitar o incremento das ações de combate à malária nestas localidades. A Susam está trabalhando junto às secretarias municipais, desde o mês de março, no desenvolvimento e execução de planos operativos para evitar o crescimento da doença em alguns municípios e reduzir o número de ocorrências onde os índices são considerados altos.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, da Susam, Evandro Melo, as ações de controle da malária no interior seguem a mesma linha aplicada na capital, mas também são consideradas as peculiaridades de cada local, principalmente com relação ao diagnóstico e combate ao mosquito. Quanto ao combate ao mosquito, devem continuar sendo aplicados o inseticida nas áreas externas (borrifação) e no interior residências.
Tanto na capital quanto no interior do Estado, os números são animadores, na avaliação do diretor. Em Manaus, a malária caiu cerca de 34% em abril, com relação a março e 30% com relação ao mesmo período do ano passado. Nos municípios onde os novos planos de ação já começaram a ser executados, a média de redução de casos em abril foi de 25% a 74%, se comparados com o mês de março. A maior redução ocorreu em Itacoatiara.
Relação do material repassado pelo Ministério da Saúde
10 grupos geradores
50 termonebulizadores portáteis
180 pulverizadores manuais
10 veículos tipo pick up
20 motocicletas
75 bicicletas
5 barcos
9 botes de alumínio
9 motores de popa
Municípios contemplados
1. Careiro
2. Coari
3. Lábrea
4. Manaus
5. Presidente Figueiredo
6. Humaitá
7. Eirunepé
8. Manacapuru
9. Iranduba
10. Rio Preto da Eva
11. Borba
12. Tonantins
13. Canutama
14. Guajará
15. Ipixuna
16. Uarini
17. Novo Airão
18. Novo Aripuanã
19. Nova Olinda do Norte
Municípios que concentram 80% dos casos no Amazonas
e queda (abril em relação a março de 2004)
Município Casos em abril Queda (%)
Manaus 4.354 34%
Manacapuru 502 50%
Iranduba 391 54%
Careiro 648 25%
Presidente Figueiredo 297 30%
Rio Preto da Eva 197 40%
Itacoatiara 24 74%