Técnicos do ICAM serão especialistas em pediatria clínica

O curso tem como objetivo complementar a formação dos técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam no Instituto, visando serviços com mais qualidade e de acordo com a política de padronização e humanização dos procedimentos.

Sessenta servidores fazem parte das duas primeiras turmas. As aulas serão ministradas, a partir deste dia 5, por enfermeiros e outros profissionais de saúde do próprio Icam, na Escola Materdei. De acordo com a secretária Leny Passos, o curso faz parte do programa de valorização do servidor público estadual. “As especializações só eram oferecidas para o nível superior e isso começa a mudar a partir de agora”. A especialização em enfermagem pediátrica, cuja carga horária é de 360 horas, é pioneira no Brasil. Além do nível superior, apenas os técnicos de nível médio em Medicina do Trabalho contam com especialização na sua área de formação.

A diretora do Icam, Corina batista, explica que o servidor está sendo estimulado a progredir e que os resultados esperados são um salto de qualidade no manuseio do paciente infantil e o aumento da satisfação do paciente e seus acompanhantes. Ela diz que a seleção para as primeiras vagas foi feita com base nos critérios de assiduidade, interesse e comprometimento. “Também priorizamos os técnicos que ainda não estão cursando o nível superior”. Segundo Corina, até o final do ano 100% dos técnicos e auxiliares terão oportunidade de ingressar no curso. “Para os auxiliares será oferecido módulo complementar para que passem à condição de técnicos.”

Durante as aulas serão abordados desde temas simples da rotina da enfermagem até técnicas avançadas de abordagem e manuseio dos pacientes. O Manual Organizacional da Enfermagem, produzido e já implantado pelo Icam também será trabalhado para fixação das normas operacionais padrão.

Ao todo, o Icam conta com 146 técnicos e auxiliares de enfermagem, que têm como principais atribuições o atendimento à criança e ao acompanhante, as ações de educação em saúde e a aplicação dos medicamentos necessários ao tratamento das crianças.