Estado inicia campanha de vacinação dos idosos contra a gripe

Começa dia 17 a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe nos 62 municípios do Amazonas, com o slogan “Vem se vacinar e continue um sucesso”. Em todo Estado devem ser imunizados 105,5 mil pessoas com 60 anos ou mais. Na capital, onde vivem 78 mil idosos, a campanha será até o dia 30 de abril. Nos 61 municípios do interior do Estado, a campanha deverá se estender até junho, quando devem ter sido imunizados 27,5 mil pessoas nas áreas urbanas, rurais e indígenas

Todos devem comparecer a um dos postos de vacinação, entre as 8h e 17 horas. Na capital, além dos centros de saúde e postos volantes, a vacina estará disponível nos dois Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis), na Cidade Nova II e na Colônia Oliveira Machado. No interior, todos os municípios terão postos de vacinação e os agentes de saúde também realizarão visitas domiciliares, além de percorrer as áreas de difícil acesso, onde residem famílias isoladas. Não contra-indicações para a população em geral. Só não devem receber a vacina os idosos que tiverem alergia ao ovo ou a timerosal (contido no merthiolate) e aqueles com doenças neurológicas (meningite, encefalite, esclerose múltipla ou AVC) em fase aguda.

No dia 16, a Secretaria de Saúde do Governo do Amazonas (Susam) lançou a campanha estadual na comunidade de Paricatuba, município de Iranduba, a 34 quilômetros de Manaus.

Em Paricatuba, o armazenamento e a conservação das vacinas contra o vírus Influenza e as demais do calendário básico de imunização já estão sendo feitas no novo modelo, implantado pelo Projeto Sol Nascente, desenvolvido em parceria com os Ministérios da Saúde, Minas e Energia e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Paricatuba é a comunidade piloto do projeto e recebeu a primeira das duas mil geladeiras alimentadas à energia solar que serão instaladas na região Norte. No local, além dos postos fixos de vacinação, os agentes de saúde estarão durante a campanha realizando busca em domicílio de casos em que os idosos estão impossibilitados de ir ao posto de vacinação.

A secretária executiva de assistência à saúde do interior, Heliana Feijó, ressaltou durante a solenidade de abertura oficial da campanha que a parceria do Estado e municípios tem por objetivo beneficiar toda a população. “Além dos idosos, as equipes estarão atualizando o calendário básico de vacinação”, disse. “Toda a logística está sendo aplicada de acordo com a realidade de cada região, seja época de vazante, cheia de rio, com energia elétrica ou não”.

Sobre o novo modelo de armazenamento e conservação de vacina, que utiliza geladeiras à energia solar para garantir vacinação ampla a todos os municípios do interior, a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Izabel Nascimento, disse que a utilização dessas geladeiras é a alternativa viável para que seja atingida a meta de 95% de cobertura vacinal, incluindo áreas remotas e indígenas. As geladeiras deverão substituir as velhas unidades de isopor, garantindo a validade da vacina por mais tempo.

A secretária municipal de saúde de Iranduba, Azilda Ferreira falou sobre a realidade regional do Estado, onde é necessária a dilatação do período de vacinação para que a meta seja atingida.

VACINA EM CASA – Pela primeira vez, já que somente em 2004 passou a viver em Paricatuba, Maria Soledade do Nascimento, de 63 anos, foi imunizada em sua própria casa com a vacina contra a gripe. Impossibilitada de ir ao posto de vacinação por seqüelas da hanseníase – em Paricatuba, boa parcela da população de idosos teve a doença – inicialmente recebeu com receio a equipe de saúde. “Tenho um pouco de medo de tomar vacina, mas sei que é muito importante, e não posso ir ao posto. É um avanço receber as vacinas sem sair de casa”, disse Maria Soledade. Além de ser imunizada contra a gripe, a moradora também foi vacinada com a pneumocócica.

Os benefícios da vacina contra a gripe são notados e seguidos pelo também morador de Paricatuba, Sebastião Filgueira dos Santos, de 69 anos. Seu cartão de vacinação é utilizado desde 2001. “Todos os anos venho ao posto de saúde para ser vacinado. É prevenção e todos os idosos devem fazer o mesmo”, disse Sebastião. “No último mês muitos adultos e crianças ficaram gripados e sofreram com essa virose. Eu tive, mas foi bem mais amena. Só tive um pouco de frio e febre. Muitos tiveram dor de cabeça e até vômitos Tomei o remédio certo com chá e segui a recomendação das rádios em fazer repouso. Adoeci somente dois dias”, relatou o morador.

QUEM DEVE SE VACINAR
Todos as pessoas com 60 anos ou mais. Principalmente os cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou com outro estado associado à baixa imunidade

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA
Pessoas que já tenham apresentado reação alérgica grave ä dose anterior da vacina e a proteínas do ovo. Também não devem receber a vacina os portadores de doenças neurológicas em fase aguda comprovada (meningite, encefalites, esclerose múltipla, AVC, traumatismo craniano e pós-opertaório de tumores.

LOCALIZAÇÃO DOS CAIMIS
Caimi Dr. André Araújo – Avenida Camapuã, 108, altos da Maternidade Nazira Daou – Cidade Nova II
Caimi Colônia Oliveira Machado – Rua Dr. Felismino Soares, 115 – Colônia Oliveira Machado

METAS