Estado define ações para eliminar a Hanseníase

Quatro linhas de trabalho foram definidas como primordiais para o controle da doença no biênio 2004-2006. A primeira estratégia é a intensificação do diagnóstico precoce em todos os municípios, aumentando o trabalho de esclarecimento da população sobre a hanseníase. Como em média 7% dos pacientes abandonam o tratamento, a segunda linha de ação será voltada para um monitoramento mais efetivo por parte dos municípios, do início ao final do tratamento.

Além disso, o sistema de saúde deverá intensificar a cobertura preventiva, por meio de visitas regulares às pessoas com quem os pacientes mantêm contato freqüente e regular. Por último, ficou definida maior integração do trabalho da coordenação estadual do Programa de Controle da Hanseníase com os Programas de Agentes Comunitários (PACs) e Programa Saúde da Família (PSF) de cada município.

As ações foram elaboradas pela Coordenação Estadual de Controle da Hanseníase em parceria com representantes de 49 secretarias municipais de saúde e coordenadores do Programa Saúde da Família da capital e do interior, durante a 9ª. Oficina para Avaliação dos Resultados das Ações de Controle da Hanseníase no Estado do Amazonas.

RESULTADOS POSITIVOS – O Amazonas está avançando no controle da Hanseníase e já é o segundo Estado do Norte do Brasil com o menor número de casos novos por ano. Em 2002 foram detectados 4,67 casos para cada grupo de 10 mil habitantes e em 2003, foram 3,6 casos, uma queda de 21,8%. A redução é atribuída pela Secretaria à eficiência do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, coordenado pela Fundação Alfredo da Matta, unidade vinculada à Susam.

Segundo a secretária estadual de Saúde, Leny Passos, as estratégias que garantiram os resultados positivos dos últimos anos foram a ampliação da rede de unidades que fazem o diagnóstico e o tratamento da doença e o esclarecimento da população por meio de campanhas educativas. “Todos os municípios do Amazonas contam com centros de atendimento e em Manaus já são 79 as unidades referenciais para a Hanseníase, incluindo o Alfredo da Matta, a Fundação de Medicina Tropical e o Ambulatório Araújo Lima”.

A diretora da Fundação Alfredo da Matta, dermatologista Graça Cunha, diz que o Estado vai continuar trabalhando pela redução dos casos de Hanseníase até que a doença esteja erradicada, conforme prevê a Organização Mundial da Saúde. “Estamos facilitando o acesso da população aos centros de atendimento e incentivando a busca precoce do diagnóstico”. Ela destaca que a descoberta da hanseníase na fase inicial evita a transmissão e o desenvolvimento das seqüelas que estigmatizaram durante muitos anos os portadores da doença. “É preciso o trabalho integrado de todos os serviços de saúde para literalmente enxergar a doença. É tudo visível”.
Graça destaca que como não há vacina, a Hanseníase só pode ser eliminada por meio do esclarecimento da população e da eficiência do sistema de saúde. A doença é causada por uma bactéria e é transmitida pelas vias respiratórias.

A Organização Mundial de Saúde diz ainda existem 12 países, dentre eles o Brasil, considerados endêmicos para a Hanseníase, com mais de um caso para cada grupo de 10 mil habitantes. A OMS diz que a situação melhorou no País e que os problemas sociais e a rejeição aos doentes e seus familiares foram minimizados, o que fez aumentar a busca espontânea por tratamento.

DADOS COMPLEMENTARES

O que é a hanseníase? É uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que atinge principalmente a pele e os braços e pernas. O diagnóstico precoce leva à cura. O tratamento é oferecido gratuitamente nas unidades de saúdes. É detectada pelo exame de pele.

SINTOMAS:
• Aparecem manchas brancas e dormentes na pele;
• Manchas vermelhas, altas e caroços que não doem nem coçam;
• Às vezes não aparece mancha nenhuma, mas algumas áreas da pele ficam dormentes (a pessoa não sente dor ou fica menos sensível no local);
• A pessoa pode sentir dor, engrossamento ou formigamento nos braços, pescoço, pernas e pés;
• Caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas;
• Pêlos da sobrancelha caem muito
• Nariz entupido e escorrendo
Se notar algum desses sinais, procurar imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua casa.