Estado inaugura primeira policlínica

A rede de unidades de saúde que farão o atendimento de média complexidade no Estado começou a ser implantada com a inauguração da policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves. Inaugurada pelo governador Eduardo Braga, a unidade é a primeira das 17 policlínicas que serão implantadas nos vários bairros de Manaus com o objetivo de ampliar o acesso da população às consultas com médicos especialistas. No dia 4, às 17 horas, o governador inaugura a segunda unidade, localizada na Colônia Antônio Aleixo.

As duas policlínicas irão atender às comunidades da Zona Leste, com a oferta de consultas em cinco especialidades médicas, até agora concentradas no PAM Codajás. As demais unidades estarão nos vários distritos da cidade. Das 17 unidades dez, incluindo o PAM Centro (que será reerguido) e o PAM Codajás, farão o atendimento de adultos e cinco estão sendo montadas para atenção específica a crianças e adolescentes. “Esta rede é uma grande inovação e vai permitir que a Saúde avance ainda mais na média e alta complexidade, que são responsabilidade do Estado”, disse o governador Eduardo Braga.

O governador destacou que foram investidos nesta primeira unidade cerca de R$ 8 milhões em obras e equipamentos. “Até o final deste ano vamos inaugurar mais cinco policlínicas e concluir o PAM Centro, para desafogar o PAM Codajás e oferecer atendimento com mais qualidade”. Ele disse que, além de ampliar a oferta de atendimentos especializados na rede pública estadual, as policlínicas irão garantir maior conforto aos pacientes. “As pessoas poderão ser atendidas em unidades mais próximas da sua casa”.

A secretária de Saúde, Leny Passos, disse que as policlínicas irão atender necessidades gerais e específicas das comunidades residentes em cada área. “No geral, estaremos oferecendo gastroenterologia, dermatologia, ginecologia, oftalmologia, cardiologia, odontologia e exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, radiologia, eletrocardiograma, endoscopia e ultrassonografia”. Ela ressaltou que a definição final da oferta de serviços está sendo feita com base no perfil das comunidades.

A Policlínica Zeno Lanzini, irá oferecer, além das cinco especialidades padrão, assistência em Mastologia, para identificação de patologias mamárias e biópsia de nódulos mamários. A unidade está sendo entregue com dez consultórios, dois gabinetes odontológicos, 12 médicos especialistas e quatro dentistas, além enfermeiros, bioquímicos e assistentes sociais. A expectativa de atendimento de até 3 mil pacientes por mês.