Susam capacita bioquímicos para triagem neonatal

Em 2002, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) registrou mais de 38 mil bebês nascidos vivos em Manaus. Em 2003, até o mês de junho, nasceram 18.397 crianças. Para consolidar o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), a Secretaria estará, nos dias 25 e 26, capacitando, através de curso teórico-prático, os bioquímicos das maternidades estadual e municipal para a coleta de exames para triagem neonatal de bebês internados em suas Unidades de Cuidados Intensivos (UCIs). Participam do treinamento cerca de 15 profissionais das maternidas Alvorada, Galiléia, Balbina Mestrinho, Nazira Daou, Brigitta Daou, Santa Casa e Beneficiente Portuguesa.

O Serviço de Referência de Triagem Neonatal do Estado faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que visa permitir aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) identificar, por meio do teste do pezinho, os recém-nascidos portadores de doenças congênitas para tratar os diagnosticados precocemente e acompanhar o desenvolvimento da criança.

No Amazonas, o SRTN é habilitado para a coordenação do teste do pezinho (fase I), no diagnóstico da Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito.

Atualmente, estão em tratamento cinco crianças diagnosticadas com fenilcetonúria e 13 de hipotireodismo.

Funcionando na Maternidade Nazira Daou, o Serviço, realiza o acompanhamento, tratamento e apoio a intercorrências nas crianças diagnosticadas destas duas doenças. É constituído por um Laboratório especializado, contratado pela Susam, para onde são encaminhados os exames, tem ainda uma equipe multidisciplinar – com pediatra, nutricionista, assistente social, psicólogo e endocrinologista – que atende aos casos com diagnóstico positivo das duas doenças congênitas. A Central de Medicamentos (Cema) é a responsável pela logística de distribuição de medicamentos. As intercorrências das crianças com Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo Congênito são atendidas no Hospital cadastrado como Assistencial. Além da estrutura, os profissionais de saúde realizam ainda a busca ativa de crianças ainda não diagnosticadas.

“Precisamos ter uma cobertura de 100% dos nascidos vivos no Estado”, ressaltou a Secretária de Estado da Saúde, Leny Passos. “O diagnóstico precoce é a garantia de boa qualidade de vida a todas as crianças. É um investimento em saúde”, disse.

Teste do Pezinho – O teste do pezinho é um procedimento simples e consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, sem causar-lhe riscos graves. O material coletado é enviado ao Laboratório Especializado para detectar as duas doenças congênitas: fenilcetonúria e o hipotireoidismo Congênito. A fenilcetonúria é uma alteração do metabolismo onde há um aumento de fenilalanina no sangue. O hipotireoidismo congênito é ocasionado pela ausência, posição anômala da glândula tireóide e outros defeitos congênitos. Cada teste custa em média R$ 11,00 ao Estado. Ao todo são realizados gratuitamente cerca de 4 mil exames por mês.
A coordenadora estadual de Triagem Neonatal, da Susam, Maria de Lourdes Maciel, explica que o diagnóstico das doenças é feito nas unidades de atenção básica. “Recentemente fizemos o treinamento de profissionais das unidades básicas de saúde de Manaus. Agora mais de 40 postos estão cadastrados no Serviço para realizar o teste do pezinho”, explica a coordenadora. Até o fim do ano cerca de 20 municípios do interior já estarão habilitados para realizá-lo. A proposta é que em 2004, todos os municípios tenham um posto de coleta do teste.