Hospital e Pronto-Socorro 28 De Agosto
APRESENTAÇÃO
HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO 28 DE AGOSTO
A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros. Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto oferece serviços de urgência e emergência, clínica e cirúrgica, incluindo ortopedia, urologia, vascular, oftalmologia, tratamento de pacientes adultos vítimas de queimaduras, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO/OUVIDORIA
Local de atendimento: Sala da Ouvidoria, subsolo, ao lado do Serviço Social.
Dias e horários de Atendimento: Segundas às Sextas, das 08h às 21h; Sábados, das 08h às 12h.
Requisitos para atendimento: Demanda voltada para acompanhantes, visitantes e pacientes internos.
2) SERVIÇO DE APOIO DIAGNÓSTICO/EXAMES LABORATORIAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: HEMOGRAMA COMPLETO, BIOQUÍMICA, GASOMETRIA, PESQUISA DE PLASMODIUM, TESTES RÁPIDOS (HIV, HBSAG, HCV, SÍFILIS, DENGUE E COVID-19) URINA, FEZES E ESCARRO
Local de atendimento: Setor de Laboratório, térreo e 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
3) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 1º andar.
Dias e horários de Atendimento: Por agendamento.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica e autorização da regulação interna.
4) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/COLONOSCOPIA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 1º andar
Dias e horários de Atendimento: Por agendamento.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica e autorização da regulação interna.
5) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA:
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 1º andar.
Dias e horários de Atendimento: Por agendamento.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica e autorização da regulação interna.
6) SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA/RETOSSIGMOIDOSCOPIA
Local de atendimento: Centro Cirúrgico, 1º andar.
Dias e horários de Atendimento: Por agendamento.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica e autorização da regulação interna.
7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO
Local de atendimento: UTI’s e Sala de Emergência, Politrauma.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Ter sido classificado enquanto paciente crítico.
8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE SEMI-CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO
Local de atendimento: Enfermarias, Posto de Medicação.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Ter sido classificado enquanto paciente semi-crítico.
9) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM TERAPÊUTICA AO PACIENTE QUEIMADO ADULTO
Local de atendimento: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Internação no Centro de Tratamento de Queimados.
10) SERVIÇO DE ENFERMAGEM/TRIAGEM – CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Local de atendimento: Setor de Classificação de Risco, térreo, ao lado da recepção principal.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h
Requisitos para atendimento: Estar em situação de urgência ou emergência.
11) SERVIÇO DE FARMÁCIA HOSPITALAR/ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, CONTROLE E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Local de atendimento: Sala da Farmácia Central (subsolo), Sala da Farmárcia Satélite (térreo e centro cirúrgico, 1º andar).
Dias e horários de Atendimento: Sala da Farmárcia Central (24h);
Sala da Famácia Satélite do Centro Cirúrgico (24h);
Sala da Farmárcia Satélite do térreo (das 07h às 19h) – Todos os dias.
Requisitos para atendimento: Prescrição médica do paciente internado.
12) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO
Local de atendimento: UTI’s e Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.
13) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE QUEIMADO ADULTO
Local de atendimento: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.
14) SERVIÇO DE FISIOTERAPIA/ASSISTÊNCIA FISIOTERÁPICA AO PACIENTE SEMI-CRÍTICO CLÍNICO/CIRÚRGICO
Local de atendimento: Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h
Requisitos para atendimento: Necessidade clínica avaliada previamente pelo fisioterapeuta com ou sem prescrição.
15) SERVIÇO DE IMAGEM/RAIO X
Local de atendimento: Sala do Raio X, Parque de Imagem, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
16) SERVIÇO DE IMAGEM/TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA:
Local de atendimento: Sala da Tomografia Computadorizada, Parque de Imagem, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
17) SERVIÇO DE IMAGEM/ULTRASSONOGRAFIA
Local de atendimento: Sala da Ultrassonografia, Parque de Imagem, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
18) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OFTALMOLÓGICA DE PACIENTE ADULTO OU PEDIÁTRICO
Local de atendimento: Consultório da Oftalmologia, térreo, próximo a Classificação de Risco.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Ter sido classificado na triagem interna como urgência ou emergência oftalmológica.
19) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ORTOPÉDICA DE PACIENTE ADULTO
Local de atendimento: Politrauma, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Classificação de urgência ou emergência ortopédica.
20) SERVIÇO DE MEDICINA/ ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA UROLÓGICA DE PACIENTE ADULTO
Local de atendimento: Consultório da Urologia, térreo, ao lado da agência transfusional.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Ter sido classificado como urgência ou emergência urológica.
21) SERVIÇO DE MEDICINA/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA VASCULAR DE PACIENTE ADULTO
Local de atendimento: Consultório da Vascular, térreo, ao lado da farmácia satélite.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Ter sido classificado como urgência ou emergência vascular.
22) SERVIÇO DE MEDICINA/ECOCARDIOGRAMA
Local de atendimento: Consultório da Vascular, térreo, ao lado da farmácia satélite, Sala do Ecocardiograma, Parque de Imagem, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Por agendamento.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
23) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO/AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES INTERNADOS
Local de atendimento: Todo o hospital, beira leito.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, das 06h às 19h.
Requisitos para atendimento: Prescrição médica.
24) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR/ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA
Local de atendimento: UTI do 1º e 5º andar; Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: Segundas às sextas, das 07h às 19h;
Sábados, das 07h às 13h.
Requisitos para atendimento: Estar internado na UTI (atendimento contínuo) ou nas Enfermarias (Solicitação de parecer médico).
25) SERVIÇO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR/ATENDIMENTO PSICOLÓGICO INDIVIDUAL DE PACIENTE INTERNADO
Local de atendimento: Sala da CIHDOTT, Enfermarias, Sala de Emergência, Posto de Medicação, Politrauma, UTI’s.
Dias e horários de Atendimento: Segundas às Sextas, das 07h às 22h; Sábados, das 07 às 13h.
Requisitos para atendimento: Identificação de demanda pela equipe de saúde.
26) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ACOLHIMENTO FAMILIAR
Local de atendimento: Sala da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), térreo, em frente à Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento: Segundas às Sextas, das 07:30 às 20h.
Requisitos para atendimento: Representante/familiar do paciente internado.
27) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE PACIENTE ADULTO CLÍNICO E/OU CIRÚRGICO
Local de atendimento: Sala de Emergência, Politrauma, Consultórios Clínicos, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Estar em situação de urgência ou emergência clínica e/ou cirúrgica.
28) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CAPTAÇÃO DE DOADORES PARA TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
Local de atendimento: Sala da CIHDOTT, térreo, em frente à Sala de Emergência.
Dias e horários de Atendimento:: Segundas às Sextas das 08h às 21h e Sábados das 08h às 12h.
Requisitos para atendimento: Pacientes com perfil para doação de órgãos e tecidos para transplantes.
29) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CIRURGIA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ADULTO
Local de atendimento: Centro cirúrgico, 1º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Regulação Interna.
30) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/CUIDADOS DE TERAPIA INTENSIVA DE PACIENTE ADULTO
Local de atendimento: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 1º e 5º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Pacientes com indicação médica autorizados pela regulação interna.
31) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ELETROCARDIOGRAMA
Local de atendimento: Sala do Eletrocardiograma, Parque de Imagem, térreo.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Solicitação médica interna.
32) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/HEMODIÁLISE
Local de atendimento: Sala da Hemodiálise no 4º Andar, Sala de Emergência e UTI’s.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, das 07 às 19h (4º Andar) e 24h (sala de emergência e UTI’s).
Requisitos para atendimento: Encaminhamento médico interno, exames laboratoriais e indicação do Nefrologista.
33) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/TRATAMENTO DE PACIENTE QUEIMADO ADULTO
Local de atendimento: Centro de Tratamento de Queimados, 2º andar.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, 24h.
Requisitos para atendimento: Encaminhamento da Urgência Cirúrgica interna.
34) SERVIÇO SOCIAL/CADASTRO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, subsolo, ao lado da recepção.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, das 07:30 às 18:30 e das 19h às 06h.
Requisitos para atendimento: Estar internado ou acompanhar paciente internado.
35) SERVIÇO SOCIAL/ORIENTAÇÃO SOCIAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social, subsolo, ao lado da recepção; Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: Todos os dias, das 07:30 às 18:30 e das 19h às 06h.
Requisitos para atendimento: Estar internado ou acompanhar paciente internado.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 00.697.295/0061-38 |
CNES | 2013649 |
Telefone | (92) 3643-7100 / 3643-7102 |
hps_28agosto@saude.am.gov.br | |
Endereço | Avenida Mário Ypiranga, 1581 – Adrianopólis. CEP: 69057-002 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 7:00h às 17:00h (Segunda – Sexta) |
Linhas de ônibus: | 001, 100, 118, 128, 212, 215, 217, 304, 323, 329, 358, 359, 403, 409, 414, 415, 423, 442, 446, 507 e 550 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Oferecer a melhor assistência de saúde na urgência e emergência do Amazonas, com excelência no profissionalismo, ética, dinamismo, conhecimento e acolhimento.
VISÃO
Ser referência em todas as necessidades de urgência e emergência, buscando constante aprimoramento na gestão, nas ciências e na assistência humanizada
VALORES
Profissionalismo, Qualidade, Ética, Dinamismo, Diligência, Entusiasmo, Ação em Equipe, Transparência, Responsabilidade Social e Excelência na Emergência.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR O HOSPITAL E PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO
Em casos de: trauma, ferimento por arma branca e/ou de fogo, fratura, luxação, contusão, crise de asma, dor abdominal intensa, retenção urinária, sangue na urina, cálculo renal (pedra nos rins), corte profundo, choque elétrico, picada ou mordida de animais peçonhentos, queimadura, afogamento, hemorragia, infarto, parada cardíaca, arritmia cardíaca, dor intensa no peito, acidente vascular cerebral, perda da consciência, intoxicação, reação alérgica grave, acidente automobilístico, febre persistente, falta de ar que possa indicar Síndrome Respiratória Aguda Grave, dentre outras situações que podem gerar risco de agravamento ou de óbito.
O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO HOSPITAL E PRONTO SOCORRO 28 DE AGOSTO
Idade a partir de 18 (dezoito) anos, salvo para o atendimento no serviço de oftalmologia, no qual são atendidas todas as faixas etárias.
Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartao do SUS);
Pacientes menores de 18 anos a serem atendidos no serviço de oftalmologia devem estar acompanhados do responsável, ambos munidos de documento pessoal.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação
TEMPO DE ESPERA
O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto classifica os pacientes de acordo com a gravidade utilizando cores, conforme o Protocolo de Manchester: cor vermelha: emergência, atendimento imediato; cor laranja: muito urgente – atendimento o mais breve possível, em até 10 (dez) minutos; cor amarela: urgente, atendimento rápido, em até 50 (cinquenta) minutos; cor verde: pouco urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento no Serviço de Pronto-Atendimento próximo de sua residência; e cor azul, não urgente, sendo o usuário orientado a procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde próximo de sua residência.
INTERNAÇÃO
O médico avalia a necessidade de internação no atendimento de urgência e emergência, e se for o caso, solicita e preenche a Autorização de Internação Hospitalar (AIH). Se necessário, conforme o quadro clínico do paciente e outras variáveis, poderá ser providenciada sua transferência para unidade de retaguarda da rede estadual de saúde com perfil adequado para o caso, por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).
ACOMPANHANTES
É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.