Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul
APRESENTAÇÃO
HOSPITAL E PRONTO-SOCORRO DA CRIANÇA ZONA SUL
A presente Carta de Serviços do Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúdea divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
A unidade possui capacidade para cento e oito leitos, sendo quinze leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Realiza, em média, seis mil e novecentos atendimentos mensais.
O Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul oferece serviços de atendimento de urgência e emergência à criança e ao adolescente, sendo referência para tratamento de doenças de alta complexidade e de queimados.
BREVE HISTÓRICO
A estrutura conhecida atualmente como Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul foi constituída no ano de 1983.
Em 25 de janeiro de 1985, os segurados do Instituto Médico e Previdência Social (INAMPS) receberam uma unidade de saúde denominada Pronto Socorro do INAMPS, anexa ao Posto de Assistência Médica (PAM), na Avenida Codajás, n° 26, Cachoeirinha, na zona sul de Manaus.
No dia 30 de agosto de 1990, foi inauguradoo Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul com a finalidade de substituir o Pronto Socorro Infantil Dr. Fajardo, o qual ficou com os atendimentos ambulatoriais e hospitalares.
Ao longo de trinta anos, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul alcançou marcas históricas na saúde do Estado do Amazonas, com aproximadamente três milhões de atendimentos desde sua inauguração, realizando cerca de oitenta mil atendimentos anuais, distribuídos em diversas especialidades.
Em setembro do ano 2000, o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul efetivou a segunda etapa de melhoria com a construção de sete enfermarias, constituídas de quarenta leitos, sendo quatro de isolamento; a ampliação da Farmácia e a reforma do anexo administrativo.
A UTI do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul funcionava com apenas quatro leitos. Com a conclusão da quarta etapa das obras, a unidade passou a abrigar a maior UTI Pediátrica do Estado, com 14 (catorze) leitos, dotados de equipamentos de alta tecnologia e equipes especializadas em cuidados intensivos para assistência à criança.
Eis breve síntese das obras e ampliação do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul:
2001– Serviços de Radiologia; Serviços de Ultrassonografia; Agência Transfusional com adequação do Laboratório de Análises Clínicas; Inauguração da UTI Sorriso com capacidade para dez leitos, com serviços médicos e serviços de enfermagem terceirizados; Contratação dos Enfermeiros.
2009– Implementação do Projeto QUALISUS com ampliação de leitos de observação e adequação da porta de entrada.
2015– Reforma da UTI; Registro no CNES de cinco leitos de queimados
2018– Reabertura da UTI; Implantado o Acolhimento com Classificação de Risco; Adaptação de Enfermaria de Terapia Renal Substitutiva para pacientes renais crônicos realizarem diálise em espaço exclusivo; Iniciado reforma das Enfermarias de internação.
2021 – Readequação da Sala de Raio-x; Adequação do Centro Cirúrgico; Reforma da UTI Vitória; Reforma da Enfermaria de Queimados.