Hospital Infantil Dr. Fajardo
APRESENTAÇÃO
HOSPITAL INFANTIL DR. FAJARDO
A presente Carta de Serviços do Hospital Infantil Dr. Fajardo (HIDF) objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, contribuindo para a melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, para a racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.
A divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
O Hospital Infantil Dr. Fajardo oferece serviços de pediatria, tais como cirurgias plásticas e cuidados de terapia intensiva, dentre outros.
BREVE HISTÓRICO
O Hospital Infantil Dr. Fajardo é unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SUSAM), integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A história do Hospital Infantil Dr. Fajardo começa num período em que Manaus vivia o início da derrocada da economia, baseada no extrativismo do leite da seringueira. O progresso trazido pelo dinheiro que circulava na cidade, atraiu muitos imigrantes retirantes, com suas famílias e necessidades agregadas à miséria.
É nesse quadro de abandono que a Liga Protetora da Criança Pobre, fundada em 19 de dezembro de 1922, pelo médico Dr. Samuel Uchôa, diretor da Profilaxia Rural do Amazonas, fundou a Casa Dr. Fajardo. O nome foi dado em homenagem ao Dr. Francisco de Paula Fajardo Júnior, médico e pesquisador, professor de personalidades de destaque na saúde pública brasileira, a exemplo do Dr. Carlos Chagas.
A primeira sede da Casa Fajardo localizava-se na esquina da rua Ferreira Pena com a Ramos Ferreira, e teve como primeira diretora a senhora Maria de Miranda Leão.
Desde sua inauguração, a casa teve como missão cuidar da saúde da infância de Manaus. Quarenta e três anos depois de inaugurada, em 1965, a Casa Dr. Fajardo mudou-se do prédio da rua Ferreira Pena e passou a ocupar novo endereço à rua Joaquim Nabuco, onde recebeu o nome de Hospital Infantil Dr. Fajardo, sendo esse o local onde se encontra até hoje.
A unidade hospitalar, durante mais de seis décadas, foi o único hospital infantil do estado. Com o passar dos anos, a estrutura física do hospital apresentava sinais de desgaste. Essas e outras dificuldades provocaram o fechamento do hospital em 11 de agosto de 1998. Foram três longos anos de ausência de um dos mais tradicionais hospitais de Manaus.
A unidade foi preparada para prestar serviço de atendimento em ambulatório e internação hospitalar de nível secundário, realizando pequenas cirurgias, tendo como público-alvo a população amazonense menor de 14 anos.
Um dia antes do Dia da Criança, mais precisamente em 11 de outubro de 2001, a diretoria da Casa Dr. Fajardo entregou à população o novo Dr. Fajardo. Nessa data começou a ser escrita nova e importante página da história do hospital.