Maternidade Chapot Prevost
APRESENTAÇÃO
A presente Carta de Serviços da Maternidade Chapot Prevost objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhorar o fluxo de pacientes, e ainda, racionalizar e otimizar recursos humanos, materiais e financeiros.
Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pela instituição e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.
A Maternidade Chapot Prevost oferece atendimento de urgência e emergência e de tratamento clínico em obstetrícia e em neonatologia, dentre outros.
SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS
1) SERVIÇO ADMNISTRATIVO / EMISSÃO DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO
Local de atendimento: Sala do Cartório, no Corredor Principal.
Dias e horários de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, 9:00 às 15:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ter DNV da Unidade e documentos de identificação.
2) SERVIÇOS DE APOIO DIAGNOSTICO / EXAMES LABORATORIAIS
Local de atendimento: Sala de laboratório, no Corredor Principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Conforme conduta e Solicitação Médica da Unidade.
3) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
Local de atendimento: Sala do ACR, no Corredor Principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Buscar atendimento na unidade.
4) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / COLETA DE LEITE HUMANO EXTRAÍDO CRU
Local de atendimento: Posto de Coleta, próximo a Sala de Vacina.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Avaliação da Equipe de Enfermagem
5) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / TESTE DO PEZINHO
Local de atendimento: Alojamentos.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 15:00 horas.
Requisitos para atendimento: Nascer na Unidade.11
6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / VACINAÇÃO (TV, BCG, HEPATITE B, IMUNOGLOBOLINA, DT, DTPA E H1N1):
Local de atendimento: Enfermarias e Sala de Vacina, próximo ao Posto de Coleta.
Dias e horários de Atendimento: 8:00 às 18:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Conformidade com Protocolo de Vacinação.
7) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA / TESTE DA LINGUINHA
Local de atendimento: Sala do Posto de Coleta de Leite, próximo a Sala de Vacina.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 19:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Nascer na Unidade.
8) SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA / TESTE DA ORELHINHA
Local de atendimento: Sala do Posto de Coleta de Leite, próximo a Sala de Vacina.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 19:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Nascer na Unidade.
9) SERVIÇO DE NEONATOLOGIA / ATENDIMENTO IMEDIATO PÓS NASCIMENTO:
Local de atendimento: Centro Obstetrico, Sala de Recepção do RN, Sala de Parto.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Pós-parto imediato.
10) SERVIÇO DE NEONATOLOGIA / CATETERISMO UMBILICAL
Local de atendimento: Centro Obstétrico Sala de Recepção do RN.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
11) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ATENDIMENTO CLÍNICO NUTRICIONAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser admitido como paciente.
12) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / PRESCRIÇÃO DE TERAPIA NUTRICIONAL
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser admitido como paciente.
13) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / AVALIAÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser admitido como paciente.
14) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / PRESCRIÇÃO, AVALIAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE DIETAS
Local de atendimento: Sala do Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser admitido como paciente.
15) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO-X (TORAX E EXTREMIDADES)
Local de atendimento: Sala de Raio-X, no Corredor Principal.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
16) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / CURAGEM
Local de atendimento: Centro Obstetrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
17) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / CURETAGEM
Local de atendimento: Centro Obstetrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.13
18) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / HISTERECTOMIA EMERGÊNCIAL
Local de atendimento: Centro Obstetrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
19) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / PARTO CESÁREO
Local de atendimento: Centro Obstetrico.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
20) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / PARTO NORMAL
Local de atendimento: Sala de Pré-Parto e Pós-Parto (PPP).
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
21) SERVIÇO DE OBSTETRÍCIA / TRATAMENTO CLÍNICO
Local de atendimento: Alojamentos.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
22) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO EM PEDIATRIA
Local de atendimento: Alojamentos.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 15:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Recém nascidos admitidos nos Alojamentos.
23) SERVIÇO DE PEDIATRIA / TESTE DO OLHINHO
Local de atendimento: Enfermarias.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 15:00 horas.
Requisitos para atendimento: Nascer na Unidade.
24) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA / TESTE DE COMPATIBILIDADE PARA TRANSFUSÃO DE HEMOCOMPONENTES
Local de atendimento: Sala do Banco de Sangue.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
25) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA / CONTROLE DE COMPATIBILIDADE
Local de atendimento: Sala do Banco de Sangue.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
26) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA / TIPAGEM SANGUÍNEA DO RN
Local de atendimento: Sala do Banco de Sangue.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
27) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA / COMBS DIRETO E INDIRETO DO RN
Local de atendimento: Sala do Banco de Sangue.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
28) SERVIÇO DE HEMOTERAPIA / PESQUISA DE ANTIGENO D FRACO DO RN
Local de atendimento: Sala do Banco de Sangue.
Dias e horários de Atendimento: 24 horas.
Requisitos para atendimento: Indicação Médica.
29) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / TESTE DO CORAÇÃOZINHO
Local de atendimento: Alojamentos.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 19:00 horas, todos os dias.
Requisitos para atendimento: Nascer na Unidade.
30) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / INSERÇÃO DE DIU (DISPOSITIVO INTRAUTERINO)
Local de atendimento: sala do serviço social e consultórios.
Dias e horários de Atendimento: Quarta e Sexta-feira, 8:00 às 11:00 horas, dias uteis.
Requisitos para atendimento: Realizar agendamento na sala do Serviço Social localizada no SPA, participar das palestras e consultas com a Enfermeira e Médico Obstetra responsável.
31) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ VINCULAÇÃO DA GESTANTE
Local de atendimento: Dependências da Unidade.
Dias e horários de Atendimento: Terça e Quinta-feira, 9:00 e 15:00 horas, dias uteis.
Requisitos para atendimento: Encaminhamento da UBS de referência e demanda espontânea.
32)SERVIÇO SOCIAL / ACOLHIMENTO AOS PACIENTES, ACOMPANHANTES E FAMILIARES
Local de atendimento: Sala Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser paciente, familiar, acompanhante ou visitante.
33) SERVIÇO SOCIAL / ORIENTAÇÕES SOCIAIS
Local de atendimento: Sala Serviço Social e Nutrição, localizada próximo a Recepção do SPA.
Dias e horários de Atendimento: 7:00 às 17:00 horas, somente dias úteis.
Requisitos para atendimento: Ser paciente, familiar, acompanhante ou visitante.
BREVE HISTÓRICO
No ano de 1992, a Maternidade Isabel Nogueira foi fechada para reforma e, a pedido da comunidade, foi construído na unidade um bloco, no qual passou a funcionar a Maternidade Chapot Prevost, atendendo às mulheres da comunidade. O hospital-maternidade funcionava com 18 (dezoito) leitos clínicos, e a maternidade, com 12 (doze) leitos para parturientes de segundo filho. O parto era feito por parteira.
No dia 25 de julho de 2008, foi iniciada a ampliação e reforma do Hospital e Maternidade Chapot Prevost, que passou a contar com moderno centro obstétrico contendo três salas cirúrgicas e com uma equipe médica de obstetras, anestesistas e neonatologistas. Atualmente, a unidade possui 04 (quatro) leitos PPP, 03 (três) leitos de recuperação pós-anestésica, 05 (cinjco) leitos pré e pós curetagem, 20 (vinte) leitos de alojamento conjunto, 04 (quatro) leitos de isolamento (sala rosa) e 01 (um) leito de admissão sala rosa.
DADOS DA UNIDADE
Diretor-Presidente | |
CNPJ | 10.592.249/0001-97 |
CNES | 2019566 |
Telefone | (92) 3616-3400 |
hosp_cprevost@saude.am.gov.br | |
Endereço | Rua Getúlio Vargas nº 184, Bairro. Colônia Antônio Aleixo. Manaus. CEP: 69008-000 |
Horário de Funcionamento: | 24hs |
Horário de Atendimento: | 24hs |
Linhas de ônibus: | 085 e 605 |
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Proporcionar assistência humanizada no serviço de pronto atendimento obstétrico e neonatal com qualidade e segurança, tendo compromisso com a cidadania, com foco na vida e acolhimento.
VISÃO
Ser referência no atendimento em obstetrícia, assumindo a melhoria contínua das práticas de gestão, visando à busca da excelência, com participação de toda a sociedade.
VALORES
Humanização, Respeito, Ética, Profissionalismo, Compromisso.
ORGANOGRAMA
QUANDO DEVO PROCURAR A MATERNIDADE CHAPOT PREVOST
Devem procurar a unidade gestantes de baixo risco que estejam em trabalho de parto, ou que possuam comorbidades para tratamento clínico; recém-nascidos de até 28 dias de vida que necessitem de atendimento em neonatologia; vítimas de violência sexual e mulheres que buscam atendimento para planejamento familiar.
TEMPO DE ESPERA
A prioridade do atendimento é definida com base em critérios da classificação de risco, que visam priorizar o atendimento às pacientes que apresentam sinais e sintomas de maior gravidade. Serão atendidas, em ordem de prioridade, os pacientes que forem classificadas com as cores: vermelho, laranja, amarelo e verde, com base no Protocolo de Manchester. Dentro da mesma categoria, o atendimento obedece a ordem de chegada.
INTERNAÇÃO
Paciente em trabalho de parto com dilatação acima de 4 (quatro) cm ou com sinais e sintomas de complicação obstétrica, conforme avaliação médica.
O obstetra procede à avaliação médica e com base no quadro clínico da paciente e na disponibilidade de leitos da maternidade, decide: pela permanência em estado de observação, aguardando resultado de exames laboratoriais e/ou de ultrassonografia; pela internação; ou pela sua remoção a outra instituição através de autorização do Complexo Regulador do Amazonas; ou pelo encaminhamento para tratamento ambulatorial.
O recém-nascido até 28 (vinte e oito) dias de vida será avaliado pelo pediatra e internado conforme avaliação médica.
ACOMPANHANTES
De acordo com a Lei Federal nº 11.108/2005, a gestante possui direito a um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A presença autorizada de acompanhante é garantida para pacientes menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 60 (sessenta) anos, portadoras de necessidades especiais. No caso de paciente menor de idade é obrigatória a presença do responsável. De acordo com a Portaria nº 2.068/2016-GM/MS, o recém-nascido deve ser acompanhado pela mãe no alojamento conjunto, onde deve ser estimulada e facilitada a presença do pai sem restrição de horário, inclusive de genitor sócio-afetivo. Para vítima de violência sexual, atendida pelo SAVVIS, e mulher com desejo de prevenir gravidez, atendida pelo planejamento familiar, é permitido um acompanhante. É permitido livre acesso e permanência durante as 24 horas da mãe e do pai do recém-nascido necessitado de cuidados especializados e/ou que estejam nos alojamentos conjuntos. A mesma garantia se aplica ao responsável legal do recém-nascido nos casos especiais de tutela do menor com o poder familiar, conforme a Lei nº 8.069/1990 e a Portaria nº 930/2012-GM/MS. A troca de acompanhante está restrita devido à pandemia de Covid-19. Os acompanhantes devem seguir as recomendações da unidade hospitalar, dentre outras: não apresentar sintomas gripais e não ter tido contato com infectados pelo Novo Coronavírus nos últimos 15 (quinze) dias anteriores à internação do paciente; usar máscara de proteção respiratória em todo o período em que estiver nas dependências hospitalar; manter a higiene pessoal e constante das mãos; e realizar a etiqueta respiratória. Para as áreas com restrição de circulação, como as unidades de cuidados intensivos, enfermarias e apartamentos em isolamento ou áreas privativas designadas pelo serviço, deverão ser obedecidos os protocolos institucionais, tais como o uso apropriado de equipamento de proteção individual (EPI).
VISITANTES
Devido às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública, em razão da pandemia de Covid-19, há restrição temporária de visitantes na unidade, conforme Nota Técnica Conjunta FVS e SES-AM nº 30/2020.