Serviço de Pronto Atendimento Enfª Eliameme Rodrigues Mady

¤ Endereço: Av. Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras, Manaus/AM ¤ CEP:69093-132 ¤ Horário de Atendimento: Aberto 24hs ¤ Telefone: (92) 3194-2746

Serviço de Pronto Atendimento Enfª Eliameme Rodrigues Mady

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços do Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) Enfa. Eliameme Rodrigues Mady objetiva demonstrar a identidade de unidade da rede de urgência e emergência integrante da Secretaria de Estado de Saúde, prestar informações ao público externo e interno, e por reflexo, contribuir na organização e melhoria do fluxo de pacientes, e ainda, na racionalização e otimização de recursos humanos, materiais e financeiros.

Outrossim, a divulgação de informações quanto aos serviços de saúde oferecidos pelos estabelecimentos de assistência à saúde e suas formas de acesso contribuem para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) e favorece a tão almejada humanização da assistência em saúde.

O SPA Enfª. Eliameme Rodrigues Mady oferece serviços de urgência e emergência em clínica médica, pediatria, pequenasvcirurgias, dentre outros.

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

1) SERVIÇO ADMINISTRATIVO / OUVIDORIA:

Local de atendimento: Ouvidoria.

Dias e horários de Atendimento: —

Requisitos para atendimento: Qualquer usuário, cidadão, servidor, gestor ou entidade civil que queira relatar insatisfação, denunciar irregularidade, obter esclarecimento, registrar elogio e/ou sugestão, todos relacionados à saúde.


2) SERVIÇO DE LABORATÓRIO / EXAMES LABORATORAIS (EAS/ EPF/ HEMOGRAMA/ PLASMODIUM/ TESTE DE COVID-19 RT-PCR E TESTE RÁPIDO DE ANTÍGENO SARS-COV-2):

Local de atendimento: Sala de Laboratório e Consultório Rosa.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimentos: Requisição médica interna e Ficha de Atendimento da unidade.


3) SERVIÇO DE CIRURGIA / PEQUENA CIRURGIA (SUTURA, DEBRIDAMENTO, DRENAGEM):

Local de atendimento: Sala de Sutura e Drenagem.

Dias e horários de Atendimento: Sutura, 24 horas, todos os dias; Debridamento/Drenagem, 8h às 11h e 14h às 17h, de segunda a sexta; 19h às 20:30h, de segunda a quinta; 14h às 17h, aos sábados e domingos.

Requisitos para atendimento: Indicação médica.


4) SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM CLÍNICA MÉDICA:

Local de atendimento: Consultórios Clínicos, Sala de Urgência e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: A partir de 15 (quinze) anos, documento de identificação e Cartão Nacional do SUS.


5) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / CURATIVO:

Local de atendimento: Sala de Curativo.

Dias e horários de Atendimento: 8h às 11h , aos finais de semana e feriados.

Requisitos para atendimento: Indicação médica ou de enfermagem.


6) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INALAÇÃO:

Local de atendimento: Sala de Inalação, Sala de Observação e Sala de Urgência e Emergência.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Ficha de atendimento interna e prescrição médica de urgência e emergência.


7) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / INSTALAÇÃO E TROCA DE SONDAS NASOGÁSTRICA, NASOENTERAL E VESICAL:

Local de atendimento: Sala de Sondas e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 8h às 11h, aos finais de semana e feriados (troca de sonda de rotina); 24 horas, todos os dias (trocas de sondas emergencial.

Requisitos para atendimento: Solicitação médica.


8) SERVIÇO DE ENFERMAGEM / MEDICAÇÃO:

Local de atendimento: Sala de Medicação Adulto, Sala de Medicação Infantil, Sala de Observação e Sala de Urgência e Emergência.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Ficha de Atendimento interna e prescrição médica.


9) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ATENDIMENTO E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL (SUPLEMENTAÇÃO VIA ORAL)

Local de atendimento: Sala de Observação e Sala de Urgência.

Dias e horários de Atendimento: 13h às 19h, de segunda a sexta.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados na unidade.


10) SERVIÇO DE NUTRIÇÃO / ATENDIMENTO E AVALIAÇÃO NUTRICIONAL (TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL):

Local de atendimento: Sala de Observação e Sala de Urgência.

Dias e horários de Atendimento: 13h às 19h, de segunda a sexta.

Requisitos para atendimento: Pacientes internados na unidade.


11) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ODONTOLOGIA:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 7h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


12) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA / DRENAGEM DE ABCESSO:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


13) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ EXTRAÇÃO:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


14) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ PULPECTOMIA:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal..
Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


15) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ SUTURAS DE LESÕES:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


16) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ TRATAMENTO DE ALVEOLITE:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


17) SERVIÇO DE ODONTOLOGIA/ TRATAMENTO DE HEMORRAGIA:

Local de atendimento: Consultório de Odontologia e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 19h, de segunda a sábado, conforme escala de serviços mensal.

Requisitos para atendimento: Casos de urgência e emergência.


18) SERVIÇO DE PEDIATRIA / ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM PEDIATRIA:

Local de atendimento: Consultórios de Pediatria, Sala de Urgência e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: A partir de 30 dias de vida a 14 anos, 11 meses e 29 dias, documento de identificação oficial com foto, Caderneta de Vacinação e Cartão Nacional do SUS.


19) SERVIÇO DE PSICOLOGIA / ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL E ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS:

Local de atendimento: Sala de Serviço Social e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 07h às 13h, de segunda a sexta.

Requisitos para atendimento: Pacientes internos.


20) SERVIÇO DE RADIOLOGIA / RAIO X (CABEÇA, TÓRAX, MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES):

Local de atendimento: Sala de Raio-X.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Requisição médica interna e Ficha de atendimento da unidade.


21) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR / ELETROCARDIOGRAMA:

Local de atendimento: Sala de Urgência e Emergência.

Dias e horários de Atendimento: 24 horas, todos os dias.

Requisitos para atendimento: Requisição médica interna, Ficha de Atendimento da unidade e casos de urgência.


22) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ EMISSÃO DE COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT):

Local de atendimento: Sala de Serviço Social.

Dias e horários de Atendimento: 08h às 16h, de segunda à sexta

Requisitos para atendimento: Empresa ou pessoa física com CAT impressa.


23) SERVIÇO MULTIDISCIPLINAR/ FORNECIMENTO DE CÓPIA DE PRONTUÁRIO:

Local de atendimento: Sala da Secretaria e Sala de Serviço Social.

Dias e horários de Atendimento: 08h às 16h, de segunda a sexta.

Requisitos para atendimento: O requerimento deve ser feito pelo paciente, titular do prontuário, ou por procurador devidamente autorizado em procuração específica, reconhecida em cartório; no caso de paciente que foi a óbito, a solicitação pode ser feita por familiares até o 4° (quarto) grau, comprovado o parentesco e observada a prioridade hereditária; no caso de criança/adolescente, ou outros casos de incapacidade, a solicitação pode ser feita por seu(s) responsável(is) legal(is), cuja relação deve ser comprovada por documentos oficiais. Outros casos serão atendidos por determinação judicial.


24) SERVIÇO SOCIAL/ APOIO SOCIOASSISTENCIAL (INDIVÍDUOS E GRUPOS EM ATENDIMENTO DE SAÚDE):

Local de atendimento: Sala de Serviço Social e Sala de Observação.

Dias e horários de Atendimento: 7:00h às 19:00h , todos os dias.

Requisitos para atendimento: Usuário do serviço.

BREVE HISTÓRICO

Em 18 de Novembro de 2004, foi inaugurado o SPA Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady em resposta aos anseios das comunidades da zona norte e circunvizinhança. A unidade recebeu esse nome em homenagem à enfermeira Eliameme Rodrigues Mady, profissional que se dedicou à promoção a saúde e humanização do atendimento nas unidades públicas, começando seu trabalho na Secretaria de Estado de Saúde em 1977, quando deu início as suas atividades de gestão no Departamento de Enfermagem do Hospital Infantil Dr. Fajardo. Era especialista em Administração Hospitalar e Política e Gestão de Saúde. SPA Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady é subordinado à Secretaria de Estado da Saúde – SES/AM, com autonomia orçamentária e financeira.

DADOS DA UNIDADE

CNPJ00.697.295/0097-49
CNES3368599
TELEFONE(92) 3194-2746
E-MAILspa_emady@saude.am.gov.br
ENDEREÇOAv. Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras, Manaus – Amazonas. CEP:69093-132

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO
Garantir, em tempo integral, o atendimento aos casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade, com maior
resolubilidade possível, removendo, de forma assistida, os casos que necessitarem de assistência de maior complexidade.
VISÃO
Ser referência em serviços e atendimentos de média e baixa complexidade na zona norte de Manaus.
VALORES
Ética; Respeito ao Ser Humano; Integridade; Dignidade; Bem-estar; Qualidade no Atendimento; e Valorização dos
Profissionais.

ORGANOGRAMA

QUANDO DEVO PROCURAR O SPA ENF. ELIAMEME RODRIGUES MADY

Em casos de: urgência e emergência, tais como: sutura e drenagem de abcesso bucal, dispinéia aguda, dor moderada/intensa, dor cardíaca, dor abdominal, alteração de consciência, febril, pulso anormal, vômitos persistentes, cefaléia intensa de inicio súbito, escoltados, acidentes perfurocortantes, desidratação, reações alergicas/urticária ou plurido, glicemia menor que 50mg/dl ou maior que 320mg/dl, pressão arterial maior que 160x10mmhg, doença psiquiátrica agitação/estado de pânico e
potencial de agressividade.

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NO SPA ENF. ELIAMEME RODRIGUES MADY

Documento de Identidade oficial com foto;
Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
Certidão de Nascimento e Cartão de Vacinação para menores de 18 (dezoito) anos;
Pacientes menores de 18 (dezoito) anos deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documento oficial com foto.
Casos urgentes serão atendidos independentemente da documentação.

TEMPO DE ESPERA

No Serviço de Triagem, será realizado avalição de enfermagem, na qual serão verificados sinais vitais e queixas. Em seguida, o atendimento médico será realizado conforme a gravidade de cada caso, respeitadas as prioridades legais.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado.
Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência
por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER)

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº
8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e
para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS. Casos especiais serão
avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com
sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Por ser unidade de urgência e emergência, o SPA Eliameme Rodrigues Mady não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

FOTOS