Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues

¤ Endereço:Avenida Camapuã, nº 1100, Bairro: Novo Aleixo, Manaus/AM. ¤ CEP:69.099-028 ¤ Horário de Atendimento: ¤ Telefone: (92) 3131-2251

Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues

APRESENTAÇÃO

A presente Carta de Serviços é um instrumento através da qual a UPA José Rodrigues divulga as informações quanto aos serviços de saúde ofertados pela instituição. Elaborada pelo corpo gestor, esta Carta pretende tornar transparente e de fácil leitura a identificação dos serviços ofertados e suas formas de acesso, contribuindo assim para o fortalecimento da rede assistencial do Sistema Único de Saúde – SUS.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, posto de coleta e leitos para observação.

O QUE É O SERVIÇO PÚBLICO?

É a ação dos órgãos e das entidades da administração pública estadual para atender, direta ou indiretamente, as demandas da s ociedade relativas no exercício de direito ao cumprimento de um dever.

QUEM É O USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO?

É a pessoa física ou jurídica que se beneficia ou utiliza, efetiva ou potencialmente, de serviço público.

BREVE HISTÓRICO

Em 23 de Outubro de 2018 foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues, situada na Cidade Nova, com funcionamento 24 horas, fazendo parte do projeto de expansão do Setor de Urgência e Emergência, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde – SUSAM.

QUEM FOI JOSÉ RODRIGUES ?

José Rodrigues, mais conhecido como “Zé do SUS”, nasceu em Manaus (AM), em 14 de dezembro de 1944 e faleceu nesta cidade, em 18 de maio de O apelido carinhoso entre os colegas de profissão no Amazonas e no Brasil vem de sua trajetória de 40 anos como servidor da saúde no Amazonas, com atuação marcante na defesa dos princípios e diretrizes do SUS, na busca da consolidação de um sistema público de saúde forte e capaz de atender aos anseios da população, com garantia do acesso dos cidadãos a serviços de qualidade.

Antes de atuar no setor da saúde, “Zé do SUS” foi professor de Matemática, formado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Sua trajetória profissional na área da saúde começou em março de 1976, quando iniciou a carreira no cargo de agente Administrativo do antigo INAMPS/MPAS/MS. Após o período de treinamento, foi designado para exercer atividades no antigo PAM Centro (hoje Policlínica Gilberto Mestrinho), no setor de distribuição de consultas e, em pouco tempo, assumiu a chefia de Documentação Científica, cargo exercido até 1985. Posteriormente, foi designado para exercer atividades na Gerência Regional de Controle e Avaliação e, depois, respondendo como Encarregado de Análise, no período de ezembro de 1985 a julho de 1989, com participação em trabalhos técnicos junto à Comissão Interinstitucional de Saúde (CIS/AM).

Foi nesse período que José Rodrigues iniciou a participação nos movimentos sociais em defesa da Reforma Sanitária, inclusive como membro da Delegação do Amazonas na 8ª Conferência Nacional de Saúde. A Conferência resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) e formou as bases para a “Seção da Saúde” na Constituição Brasileira de 1988, na qual foi instituído o SUS e, p or fim, a Lei Orgânica da Saúde (LOS), em 1990.

Entre 1987 e 1992, exerceu o cargo de assessor técnico da então Superintendência Estadual de Saúde (SUSAM); de 1993 a 1997 foi designado representante do gestor no Conselho Estadual de Saúde. De 1993 a 1997, atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA) e, de 1997 a 1998, na Secretaria Municipal de Presidente Figueiredo. Em 1999, retornou como assessor técnico da SUSAM, exercendo o cargo d e chefe da Seção de Controle e Avaliação dos Serviços de Saúde, gerente financeiro do Departamento de Finanças e chefe do Departamento de Regulação, Controle e valiação Assistencial, participando de atividades inerentes aos respectivos cargos e em especial como instrutor de Treinamentos.

DADOS DA UNIDADE

Diretor-PresidenteLara Luiza Farias Castro Fernandes
CNPJ00.697.295/0117-27
CNES9634738
Contato(s)(92) 3131-2251 WhatsApp (92) 98417-7189
E-maildirecaogeral.upajr@saude.am.gov.br
EndereçoRua Camapuã, nº 1100, bairro Novo Aleixo, CEP: 69.099-028
Horário de Funcionamento:24hs
Horário de Atendimento:7:00h às 17:00h (Segunda – Sexta)
Linhas de ônibus:014,016,041,052,053,060,062,063,064,065,066,067,069,092,352,355,408,418,422,442,448,560,600,640,641,650,651,652,678

SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS OFERECIDOS

AtendimentoEspecificação
Clínica MédicaHorário de atendimento 24 horas
PediatriaHorário de atendimento 24 horas
OrtopedicaSegunda a Sexta das 7hs as 1h da manhã
Cirurgia Geral Atendimentos Inerentes como:Drenagens: diariamente Suturas: 24horas Retiradas de pontos cirúrgicos: Somente finais de semana e feriados 8h às 11h e de 14h às 17h 4 fichas cada horário, entre outros.
Drenagem agendada dispõe dos seguintes horários de atendimentos;08h às 11h
13h às 18h
19h30 às 22h
Curativos ambulatoriais – São realizados de
maneira    complementar    as    UBS,    sendo executados nos horários que este serviço não está em funcionamento.
Finais de semana e feriados nacionais, das
08:00hs às 11:00hs
Sala de Raio XExames dos pacientes que adentram a Unidade para auxilio no diagnóstico médico.
Laboratório de Análises ClinicasExames Oferecidos na Unidade;
HIV
Sífilis
Hepatite A,B e C
Gasometria, malária e Dengue
Hemograma Completo
Exames Laboratoriais em Geral
 Troca de Sonda Vesical de DemoraRequisito: Prescrição Médica Horário de Atendimento 8h às 16h Funciona de domingo a domingo.
Serviço Social- Realiza atendimento nos casos: Acolhimento  de   demanda espontânea, Visita nos leitos de emergência e observação, Orientação social nos casos de óbitos, emissão de declaração de comparecimento e acompanhante.A sala do Serviço Social está localizada próximo a recepção, classificação e consultórios. E o atendimento é diário das 07h às 00H
Os serviços e horários de atendimentos poderão eventualmente sofrer alterações de acordo com o volume de demandas.

IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

MISSÃO

Proporcionar acolhimento e atendimento ao usuário de maneira humanizada, resolutiva e rápida, seguindo os protocolos preestabelecidos, desenvolvendo a equipe, valorizando o servidor e as parcerias com a Rede de Saúde. Melhoria contínua do Sistema Único de Saúde (SUS).

VISÃO

Ser referência nos atendimentos de saúde de complexidade intermediária, em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Por meio da implantação de protocolos assistenciais e inovações tecnológicas, educação continuada que permitam maior segurança, qualidade e humanização aos usuários e colaboradores.

VALORES INSTITUCIONAIS

Ética
Respeito
Humanização
Compromisso
Excelência

ORGANOGRAMA

COMISSÕES/ NÚCLEOS DE ASSESORIA À GESTÃO

As comissões, grupos ou núcleos de trabalhos são estruturas de apoio técnico e a assessoria da instituição que visam à avaliação e o controle de processos de trabalhos específicos, como objetivo de aprimorar a segurança a qualidade, o desempenho da equipe profissional.

ESTRUTURAS ATUAIS:

Comissão de Ética de Enfermagem de Pronto Atendimento UPA- JR
Comissão de controle de Infecção Hospitalar
Núcleo de Segurança do Paciente
Núcleo de Vigilância Epidemiológica
Núcleo de Regulação Interna

QUANDO DEVO PROCURAR A UPA JOSÉ RODRIGUES

Em casos:

Problema de pressão arterial;
Queda com suspeita de fratura;
Cólicas renais;
Intensa falta de ar;
Convulsão;
Dores no peito;
Vômitos constantes;
Corte com pouco sangramento;
Queda de torsão e muita dor
Febre alta;

O QUE PRECISO PARA SER ATENDIDO NA UPA JOSÉ RODRIGUES

Os pacientes deverão comparecer às UPAS, preferencialmente, portando documentos de identidade e cartão nacional de saúde.

    Os casos graves serão atendidos independentemente da documentação;

    Os pacientes menores de idade deverão estar acompanhados do responsável, munidos de documentos de identidade;

    As crianças que ainda não possuem documentos de identidade poderão levar cópia da certidão de nascimento ou o cartão de vacina.

3)   SAIBA COMO FAZER O SEU CARTÃO CAD – SUS

Para fazer o Cartão SUS, não se esqueça de levar os seus documentos como:

    Carteira de identidade (RG);

    CPF;

    Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

    Comprovante de Residência com CEP;

    Cartão de vacina (Para as crianças).

TEMPO DE ESPERA

A UPA JR- Utiliza classificação de risco para organização de risco para organização do atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Ele Funciona da seguinte Forma;

VermelhaEmergência risco de perder a vida- atendimento imediato

Laranja – Muito Urgente- risco de perda de função de órgãos – atendimento em até 10minutos;

Amarelo – Urgente – condição que pode se agravar sem atendimento- atendimento em até 60 minutos

Verde – Pouco urgente – baixo risco de agravo à saúde – atendimento em até 120 minutos;

Azul – Não urgente – sem risco- encaminhamento à unidade de saúde de referência – atendimento em até 240 minutos.

INTERNAÇÃO

A unidade trabalha em regime de observação, onde o paciente permanece para realizar exames e/ou ser medicado. Conforme reavaliação médica do quadro clínico, poderá ser realizada a transferência do paciente para unidade de referência por meio do Sistema de Transferência de Emergência Regulada (SISTER).

ACOMPANHANTES

É assegurado o direito a um acompanhante para paciente menor de 18 (dezoito) anos de idade (art. 12 da Lei Federal nº 8.069/90), paciente idoso (art. 16 da Lei Federal nº 10.741/03), pessoa com deficiência (art. 22 da Lei Federal nº 13.146/15) e para o indígena, respeitadas as condições clínicas deste (art. 275, I, da Portaria nº 2.663/2017-MS). Casos especiais serão avaliados pela equipe multidisciplinar da unidade. O acompanhante precisa estar saudável, não ter contato com pessoas com sinais/sintomas respiratórios e deve seguir os protocolos institucionais, informados na unidade.

VISITANTES

Por ser unidade de urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento José Rodrigues não permite visitantes de rotina. Exceções são avaliadas pelo Serviço Social.

DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

Vide Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde

PRINCÍPIOS DA CARTA DOS DIREITOS DOS USUÁRIOS DA SAÚDE

1.   Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.

2.   Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para o seu problema.

3.   Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação.

4.   Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.

5.   Todo cidadão também tem responsabilidade para que seu tratamento aconteça da forma adequada.

6.   Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos.

COMPROMISSO COM O CIDADÃO

7.   Buscar agilidade no atendimento ao cidadão, atenção, respeito e cortesia.

8.   Estimular o empenho dos colaboradores no atendimento das necessidades do usuário.

9.   Manter os setores de atendimento com identificação visual padrão, além de zelar pela acessibilidade, segurança e limpeza.

10. Fomentar a identificação dos diversos colaboradores da instituição com o auxílio do crachá.

11. Buscar a melhoria contínua na prestação de serviços.

FOTOS

OUTRAS INFORMAÇÕES

ONDE ENCONTRAR A CARTA DE SERVIÇO DA UPA JOSÉ RODRIGUES

Site eletrônico
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Cartilhas

CANAIS DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Atendimento Presencial
WhatsApp

ATENDIMENTO VIRTUAL

E – Ouv (manifestações de ouvidoria: reclamações, denúncias, sugestões, elogios e solicitações)
E – Sic (solicitações de acesso à informação)
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