Saúde capacita novos técnicos para implementar sistema de gestão da qualidade em análises clínicas

Para capacitar mais uma turma de colaboradores técnicos envolvidos no diagnóstico das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) realiza, até esta sexta-feira (20/05), o curso sobre a ISO 15189, usado para assegurar as boas práticas laboratoriais no desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de competência.

O Lacen-AM integra a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), que atua com a Vigilância Laboratorial, nas DNC, análises de produtos e de água para o consumo humano.

A norma ISO 15189 tem como foco a satisfação no atendimento ao público, melhorando os processos analíticos. “Quanto mais pessoas capacitadas, melhor para a intensificação da promoção à qualidade dos processos de análises clínicas e à segurança dos técnicos e diagnósticos”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A gerente de qualidade do Lacen-AM, Marineide Souza, destaca que mais uma turma está prevista para receber a capacitação sobre a ISO 15189, atendendo todos os colaboradores do Lacen-AM. “É um objetivo da gerência de qualidade, já que buscamos a implementação e acreditação na norma da ISO 15189”, conclui Marineide.

ISO – A norma NBR ISO 15189:2015 Laboratórios clínicos – Requisitos de qualidade e competência, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pode ser utilizada por laboratórios clínicos no desenvolvimento dos seus sistemas de gestão da qualidade e na avaliação de sua própria competência.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a Vigilância Laboratorial por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP