HPS 28 de Agosto comemora Semana de Enfermagem e Serviço Social

As atividades desenvolvidas tiveram por objetivo oportunizar aos servidores um momento de autocuidado e relaxamento

Fotos: Divulgação/SES-AM

Com o tema “Bem Viver: O cuidado centrado em quem cuida”, O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, unidade da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM), realiza a Semana de Enfermagem e Serviço Social 2023. A Abertura aconteceu na quarta-feira (17), e o evento se estende até sexta-feira (19). Este ano, o foco é auxiliar na saúde mental de quem atua diretamente junto a pacientes em geral.

“A gente definiu por cuidar do profissional, que também precisa de cuidados, atenção para desenvolver o seu trabalho com a cabeça saudável e da melhor maneira possível. O dia a dia de um hospital não é fácil e nós atuamos direto com diversas situações”, explica a diretora geral do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques.

A diretora disse, ainda, que durante os três dias os servidores poderão cuidar da beleza com profissionais de estética disponíveis, fazer sessões de acupuntura, massagens relaxantes, dentre outros serviços disponíveis em horários alternados, dentro da própria unidade, para não comprometer o exercício da profissão e nem dificultar o acesso ao trabalho.

“Trouxemos atividades voltadas ao bem estar, ao se querer bem, promover a integração entre os profissionais, incentivar de forma positiva essa relação interpessoal, aproximar os servidores, criar empatia para que o trabalho flua de forma mais harmoniosa”, reitera a enfermeira Janaína Santana, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Saúde mental
Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz do Mato Grosso do Sul em parceria com a Fiocruz Brasília, publicado em 2022, indicou que 65% dos profissionais de saúde apresentaram sintomas de transtorno de estresse, conforme o Jornal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dados da pesquisa revelam que cerca de 10% dos participantes consideravam sua saúde física excelente, e quando questionados sobre a integridade da saúde mental, o percentual reduzia para 6,3%. Após a pandemia de Covid-19, os transtornos mentais desses profissionais se agravaram em todo o mundo. Trabalhadores de hospitais dobravam seus turnos e eram remanejados para áreas distintas para que os doentes que chegassem ao hospital recebessem a atenção adequada.

Com base nesse cenário e de que a saúde mental ainda é vista como um tabu para várias pessoas, o HPS 28 de Agosto realiza um evento em que os funcionários consigam dialogar, interagir, já que muitos não se sentem confortáveis e seguros para uma conversa aberta, mas podem estar dispostos a desabafar em outros meios, como em breves momentos de lazer.