Profissionais de saúde compartilham experiências exitosas no controle de infecções em saúde do Amazonas
Evento contou com unidades da rede pública e privada de saúde
Profissionais de saúde compartilharam, nesta quinta-feira (15/06), experiências exitosas no controle de infecções em serviços de saúde do Amazonas durante um encontro para trocar desse tipo de relato, realizado na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
A iniciativa, que ocorre no Amazonas, tem como ponto focal a FVS-RCP, através da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss). As estratégias também recebem suportes das iniciativas internacionais Projeto de Extensão Melhorando a Prevenção e Controle para a Resposta no Brasil (Prevcovid-BR) e Projeto Melhorando a Prevenção de Infecções em Sítios Cirúrgicos no Brasil (Previsc-BR).
Na ocasião foram abordadas experiências exitosas das unidades hospitalares na prevenção e controle da disseminação de doenças respiratórias no ambiente hospitalar, além de estratégias de monitoramento de infecções cirúrgicas e o desenvolvimento de ações na melhoria na qualidade da assistência prestada aos pacientes.
Também durante a programação foi realizado um balanço das ações que foram implementadas com êxito. Evelyn Campelo, gerente da Ceciss, pontua sobre a qualificação que o evento oportuniza. “Essa troca de experiência é muito válida pela necessidade da ampliação da discussão das medidas de prevenção de infecções dentro do ambiente hospitalar e das infecções nos serviços de saúde como um todo, com ações pautadas em medidas de prevenção e estratégias”, disse.
Participantes
A enfermeira Anne Caroline Sampaio, primeiro-tenente da Força Aérea Brasileira (FAB), foi uma das participantes da iniciativa. “Esse evento vai muito mais além do que apenas aprender, nos permite trocar experiências que foram bem sucedidas, seja nas unidades hospitalares públicas ou privadas ou, nesse caso, a minha que é militar. Sendo assim, melhorando o controle de infecções”, destacou Anne.
Também participando do evento, representando o Hospital Infantil Drº Fajardo, o enfermeiro Juliano Torres enfatizou a importância de buscar a meta de prevenção. “As unidades hospitalares, que apresentarem seus trabalhos aqui, agregam com essas informações que as outras instituições participantes alcancem um nível elevado nas ações de prevenção. A proposta do evento é muito boa porque permite que a gente desenvolva melhor as atividades”, ressaltou.
Unidades de Saúde
Estiveram na iniciativa profissionais de saúde das seguintes instituições: Hospital Infantil Drº Fajardo, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam, Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul, Leste e Oeste, Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Hospital Universitário Francisca Mendes (HCFM), Hospital Rio Negro, Hospital Samel, Hospital Santa Júlia, Hospital Unimed Manaus e Hospital Adventista.
Também estiveram maternidades do Estado que foram: Maternidade Alvorada, Hospital e Maternidade Chapot Prevost, Maternidade Ana Braga, Maternidade Balbina Mestrinho, Maternidade Alzira Marreiro, Maternidade Dona Nazira Daou, Instituto da Mulher Dona Lindu, Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Araújo, Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Coroado, Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Hospital Beneficente Português e Hospital de Aeronáutica de Manaus.